22/03/2018

Abastecimento de água em Engenheiro Coelho deve passar por mudanças

Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho, em parceria com o SAEEC, assina convênio de Saneamento Básico

Da redação

O Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho (Saeec), em parceria com a Prefeitura Municipal, assinou um convênio com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a fim de trazer mais benefícios para a cidade no abastecimento de água. Apesar da medida, alguns moradores continuam reclamando da qualidade do serviço hídrico da cidade.

A maior reclamação diz respeito à coloração da água, que por diversas vezes sai da torneira como se estivesse suja.

Segundo Leandro Pietrobon, químico do Saeec, a tubulação do centro da cidade é de ferro e possui mais de 40 anos. “Nesses últimos meses, houve grandes manutenções na cidade. O encanamento está ainda mais frágil e desprotegido, deixando a água em contato direto com a parede da tubulação de ferro”, explica. O profissional acrescenta que quando essa água entra em contato por um período grande nessa tubulação, acaba ocorrendo o amarelamento da mesma, a qual chega às torneiras dos munícipes.

Silvia Regina Wilk expressa seu sentimento com relação à situação da água da cidade. “Virou brincadeira, sempre tem uma desculpa, uma hora é porque rompeu a adutora, outra por que está trocando tubulação, não tem condições”, exclama. A moradora de Engenheiro Coelho comenta que a frequência com que a água suja aparece é grande, e se diz preocupada. “Às vezes a água sai suja, mas parecendo apenas que tem um pouco de terra. A gente tenta entender, mas e quando está preta? O que é aquilo?”, questiona a munícipe.

Caixa d´água de Tiago Fialho ficou totalmente suja

Para minimizar esse problema, o Saeec afirma que vai realizar, diariamente, descargas nos cinco pontos de rede que ela tem, para que essa porção de água amarelada seja esgotada. Mas ressalta que para resolver o problema em definitivo, o município teria que trocar toda a tubulação mais antiga da cidade. Para tanto, necessita de um estudo e de um orçamento grande para realizar tal obra.

O munícipe Tiago Fialho, da mesma forma, se diz inconformado. Ele afirma que constantemente tem que limpar a caixa d’água. “Acontece com muita frequência, antes de lavar roupa, minha esposa tem que ver como está saindo a água, se não é serviço perdido, fica tudo manchado”, comenta. O morador também destaca que o preço da água não é barato, e isso deixa a circunstância ainda mais grave. “Dá raiva, eu teria vergonha de cobrar por uma água dessa”, exclama.

O serviço de água coelhense não nega a incidência da água amarelada, contudo pontua que o fato é percebido apenas em algumas residências e não na distribuição de todo o município.

Convênio assinado

O programa assinado entre a Saeec e a Sabesp, em parceria com a prefeitura, é chamado de Sanebase, e segundo o site oficial de saneamento básico do Estado de São Paulo, ele “tem como objetivo transferir recursos financeiros para a execução de obras e/ou serviços de saneamento básico”. O Sanebase funciona da seguinte forma: o Governo do Estado de São Paulo faz uma ação através da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH), que encaminha a Sabesp para as Prefeituras Municipais, onde serão feitas as obras. As melhorias vão desde uma reforma até a implementação dos sistemas de água e esgoto, dependendo da necessidade do município.

O projeto em Engenheiro Coelho será para a criação de um poço profundo e um reservatório metálico de 100 m³. O trabalho será dividido em três etapas, onde, na primeira, o objetivo principal é iniciar os serviços preliminares, bem como perfurar o poço, fazer a base, adquirir e começar a montagem do reservatório, e iniciar as instalações hidráulicas e elétricas. Na segunda etapa serão concluídos os serviços preliminares e também a montagem do reservatório. E na última fase, será a conclusão das instalações hidráulicas e elétricas, a pintura do reservatório e outros serviços complementares.

O Sanebase já foi implementado em vários municípios e é um passo a mais de desenvolvimento para as funções de saneamento básico em Engenheiro Coelho.

Leia mais

Moradores reclamam de qualidade da água em Engenheiro Coelho

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.