29/07/2023

Coelhenses podem renegociar dívidas em mutirão do Procon

Programa “Renegocia” tem como objetivo orientar e regularizar a situação das pessoas endividadas, para que elas voltem a ter poder de consumo

Da redação

Os moradores de Engenheiro Coelho podem participar do “Renegocia!”, mutirão nacional de renegociação de dívidas, que teve início nesta semana e segue até o dia 11 de agosto. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e conta com o apoio da Fundação Procon. Ela tem como objetivo orientar e regularizar a situação das pessoas endividadas, para que elas voltem a ter poder de consumo.

Diferente do Programa Desenrola, que tem como foco a renegociação de dívidas bancárias, o Renegocia! atenderá consumidores com qualquer tipo de débito, como por exemplo compromissos financeiros assumidos decorrentes de relação de consumo, inclusive operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada. A exceção é para dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural.

“O objetivo é, como sempre, participar de quaisquer iniciativas que possam beneficiar os consumidores do estado de São Paulo, mobilizando toda nossa capacidade para oferecer as melhores condições e orientações aos consumidores, contribuindo para a melhoria da saúde finanaeira das pessoas em nosso estado”, afirma Wilton Ruas, Diretor Executivo do Procon-SP.

Atendimento: como se inscrever no programa Renegocia!

Todos os consumidores residentes no estado de São Paulo poderão se inscrever no Renegocia! pelo site oficial www.procon.sp.gov.br, que terá um pop-up e um bottom dedicados para facilitar a navegação dos consumidores e que servirá de guia para direcionar a demanda aos especialistas indicados para este atendimento.

Durante a campanha “Renegocia!”, serão mantidos os atendimentos das reclamações sobre serviços financeiros e não financeiros que também incluam questões de endividamento, bem como as atividades do Núcleo de Tratamento ao Superendividamento do Procon-SP, que atende, orienta e apoia os consumidores que se enquadram nesta classificação em suas negociações, oferecendo ainda ações de educação financeira e de capacitação de Procons municipais conveniados, que desde junho estão recebendo treinamentos sobre esta questão.

Importante: o Procon-SP alerta que não envia mensagens ou links para os consumidores se cadastrarem neste ou em qualquer programa de negociação de dívida, ou para registrar reclamações. Os consumidores residentes em todo o estado de São Paulo precisam acessar diretamente a plataforma oficial www.procon.sp.gov.br para quaisquer interações com o órgão de defesa do consumidor.

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