02/07/2017

Comandante da GCM de Engenheiro Coelho comenta desafios do trabalho

Com experiência de mais de 10 anos no ramo, Gustavo Gonçalves fala sobre importância do serviço oferecido no município

Da redação

Morar em um município seguro faz parte da lista de desejos que todo mudo quer realizar. Ter a tranquilidade para cuidar da família, fazer um passeio e retornar “são e salvo” está entre uma das principais prioridades de quem preza pelo próprio bem-estar e de também de seus amados.

guarda (1)-1498850703

Na liderança da Guarda Civil Municipal (GCM) de Engenheiro Coelho desde 2015, Gustavo Luis Gonçalves – o comandante Gonçalves – carrega consigo uma bagagem de mais de 10 anos de experiência no ramo de segurança. Antes de trabalhar em Engenheiro Coelho, atuou durante seis anos na ramo da segurança privada.

O entrevistado deste domingo (2) conhece de perto a realidade de segurança de Engenheiro Coelho e explica quais são os principais desafios da pasta no município. Em entrevista exclusiva ao Portal Coelhense, o comandante Gonçalves comenta a respeito das principais características do trabalho, que de acordo com ele, “é um dos mais importantes em nossa sociedade”.

Engenheiro Coelho tem apresentado bons índices nas taxas relacionadas à segurança, comparando com cinco anos atrás. O que mudou durante esse tempo na pasta do município? Uma das principais mudanças que tivemos em Engenheiro Coelho nos últimos cinco anos foi a criação da Guarda Civil Municipal. Em parceria com o Executivo, foi criada a unidade da GCM em 2013, inicialmente com 13 profissionais de segurança. Na época, houve muita resistência por parte da população, que não conhecia o trabalho da Guarda, e não entendia muito bem qual era nosso papel na cidade. Com o passar do tempo, essa realidade foi mudando. Hoje nós temos um relacionamento muito bom com os munícipes que, através de denúncias e chamadas, demostram confiança no nosso trabalho.

Atualmente, qual é a estrutura que a Guarda Civil Municipal tem para desempenhar o trabalho na cidade? Hoje, nós temos 17 profissionais concursados trabalhando diariamente aqui na Guarda. São pessoas capacitadas, que participam frequentemente de cursos de atualização e têm total aptidão para o trabalho. Através deste aumento no quadro de funcionários, pudemos implantar, no fim do ano passado, a Guarda 24 horas. Isso significa que o município está sendo vigiado 24 horas por dia. Nós temos viaturas rodando todos os bairros, dia e noite.

guarda (4)-1498850700

Quais são as principais características que um profissional deve ter para trabalhar na segurança pública? É muito importante que o profissional tenha aptidão para desempenhar bem o trabalho. Sem essa característica, é impossível trabalhar nesse setor de risco. Além da aptidão, é necessário disciplina. O guarda disciplinado tem abordagens melhores, desenvolve um trabalho mais próximo à população e, consequentemente, apresenta melhores resultados dentro do setor público de segurança. Outra característica muito importante para o trabalho é o que chamamos de “tirocínio”, que é uma espécie de sexto sentido que quem trabalha com a segurança pública desenvolve. Por mais que você passe pela mesma rua 10 vezes na mesma noite, ela sempre estará diferente, e você notará cada peculiaridade através desta habilidade.

O profissional de segurança pública precisa estar preparado para diferentes tipos de situação de risco. Em Engenheiro Coelho, quais são os principais meios de preparação da Guarda? Acredito que, antes de mais nada, é necessários que o guarda tenha consciência da importância do seu trabalho. Nós temos uma responsabilidade muito grande, que é cuidar de pessoas, e isso precisa ser uma das prioridades do profissional de segurança. Juntamente com a consciência sobre a importância desse setor, nós participamos, frequentemente, de cursos de atualização. Os treinamentos geralmente são oferecidos pelo Governo do Estado, e têm o intuito de aprimorar nossas habilidades para a prática diária da segurança municipal. Dentre as especializações, nós participamos de treinos de aprimoramento tiro, de verbalização. Seja um curso prático ou teórico, quanto mais preparado, melhor o guarda irá servir.

Qual é a relação da Guarda de Engenheiro Coelho com o Governo Municipal? Existe apoio e parceria? Temos total apoio da Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Pedro Franco (PMDB), e da Secretaria de Segurança do município, através do secretário Dr. Marcelo Purcelo. Seria incoerente falar sobre a criação e desafios da Guarda Municipal e não fazer menção ao trabalho realizado por eles desde o início. O empenho do Executivo, somado à competência dos guardas tem trazido a Engenheiro Coelho grandes e importantes resultados.

guarda (2)-1498850705

Quais são os principais desafios da Guarda Civil Municipal de Engenheiro Coelho? Antes da implantação da Guarda em Engenheiro Coelho, a cidade tinha vários problemas com drogas. Não que hoje esse problema tenha sido eliminado, mas antigamente era pior. Usuários de entorpecentes costumeiramente tomavam as praças da cidade, inibindo a presença dos “cidadãos de bem”. Esse foi um dos nossos primeiros desafios: tirar das praças os usuários de drogas e devolvê-las para a população como locais de lazer e bem-estar. Hoje, a cidade desfruta de uma realidade diferente. Ainda existem problemas no município, e este é o nosso desafio: melhorar o que ainda precisa de atenção e manter funcionando o que já foi implantado.

Parceria entre os três órgãos de segurança: qual é a importância dessa cooperação? Engenheiro Coelho, como toda cidade, tem suas dificuldades e suas particularidades. Por exemplo, o tráfico que há aqui não é o mesmo que existe em Cosmópolis (SP), ou o mesmo que há em Artur Nogueira (SP). Não pela quantidade de traficantes, mas o modus operandi é diferente. Por esse motivo, nós trabalhamos em parceria com as Polícias Civil e Militar. As rondas são feitas de maneira sincronizada e o trabalho é realizado em parceria. Isso é de suma importância para a segurança de Engenheiro Coelho. O entrosamento dos três órgãos de segurança oferece ao município melhores chances de lutar contra problemas de segurança.

Trabalhando na área de segurança há mais de 10 anos, quais são os principais desafios da profissão? Quando você trabalha como agente de segurança, você é agente 24 horas por dia, independente se você está fardado ou não. Ou seja, você realiza esse trabalho em todos os lugares, seja dentro ou fora de casa. Você vive essa rotina, que faz parte da sua vida. Não existe um momento do dia em que a realidade é diferente. Até mesmo dentro de casa, nós buscamos transmitir segurança e consciência aos nossos filhos e parentes. Essa é uma responsabilidade gigante, que muitas vezes não é reconhecida, mas precisa ser colocada em prática para que o mundo se transforme, aos poucos, em um lugar melhor.

guarda (5)-1498850813

Reconhecimento: uma das principais dificuldades do trabalho: Ser guarda é doar, dia após dia, um pouco da vida pela causa. Eu costumo dizer que, ao sair de casa, nós nunca sabemos o que iremos encontrar na rua. Pode ser que, à noite, nós não voltemos para casa. Nossa responsabilidade é muito grande e é a nossa vida que está em risco. Mesmo nessa realidade, nem sempre somos reconhecidos pelo trabalho prestado à sociedade. Nós somos chamados apenas quando há algum tipo de problema. Por isso eu sempre digo que ser guarda é trabalhar em prol de pessoas e patrimônio público e não esperar nenhum tipo de reconhecimento.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.