06/02/2018

Conselho de Turismo de Engenheiro Coelho pede apoio da população

Cidade almeja o título de Município de Interesse Turístico (MIT)

Da redação

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Engenheiro Coelho irá realizar, nesta quarta-feira (7), às 14 horas, uma audiência pública com o objetivo de debater ideias para o turismo na cidade, na Câmara Municipal. A audiência faz parte de uma série de exigências do Governo do Estado de São Paulo para que o a cidade conquiste o título de Município de Interesse Turístico (MIT).

Em 2017, o Poder Executivo coelhense começou a realizar algumas das exigências do governo para que a cidade receba o título de MIT. Uma delas era a criação do Conselho Municipal de Turismo, até então, inexistente. Com o órgão criado, deu-se sequência a outras etapas do processo. O evento também contará com a presença da KS Consultoria, empresa que venceu a licitação para averiguar cada etapa.

O secretário geral do Contur e diretor de Cultura e Turismo de Engenheiro Coelho, Benedito da Cunha Guedes Junior, explica que essa é uma etapa muito importante do processo. “Estamos cumprindo todas as exigências da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, esse será um evento para discutirmos uma série de assunto para podermos validar o nosso plano”, explica. O secretário também explica que a prefeitura está empenhada para consegui o título de MIT.

Guedes também fala sobre a importância de contar com a população na audiência pública. “Tudo isso é algo que fará bem para a nossa cidade e, por isso, contamos com o apoio da população, essa audiência será feita totalmente para os munícipes e é muito importante a presença deles”.

Avaliação do Turismo na cidade

Em novembro de 2017, Engenheiro Coelho recebeu classificação D em turismo. A nota foi dada pelo Governo Federal. As categorias, que vão da letra A até a E, levam em conta o número hotéis, a quantidade de empregos gerados e o número de turistas nacionais e estrangeiros recebidos por ano nos municípios. Os dados usados para o mapeamento foram retirados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A classificação D, que o município coelhense alcançou, significa que a cidade não recebe grande número de visitantes, mas é importante para o turismo regional por proporcionar mão de obra aos municípios vizinhos e opções alternativas de hospedagem, compras e passeios. Segundo o ministério, as localidades com essa classificação precisam fazer maiores investimentos na geração de empregos do setor e aumentar as vagas de hotéis e pousadas, entre outras coisas.

O que é necessário para obter o  MIT?

  • Ter potencial turístico;
  • Oferecer serviços médicos de emergência para população e turistas;
  • Oferecer hospedagem no local ou na região;
  • Ter boa quantidade de bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros;
  • Disponibilizar serviço de informações turísticas, com um site;
  • Serviço de coleta de resíduo sólidos que atenda população e turistas;
  • Água potável para atender população e fluxo turístico;
  • Atrativos turísticos de expressividade;
  • Conselho Municipal de Turismo;
  • Plano Diretor de Turismo.

Todos os requisitos para receber o título de MIT são previstos na lei complementar 1.261, de 29 de abril de 2015.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.