09/04/2018

Deputados devem votar pedido para Engenheiro Coelho receber MIT

Decisão deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2018

Da redação 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo irá votar se Engenheiro Coelho receberá ou não o título de Município de Interesse Turístico (MIT). O pedido da prefeitura coelhense saiu no Diário Oficial do estado e deve ser votado ainda no primeiro semestre de 2018. O Poder Executivo luta pela conquista do título desde 2017.

Para conseguir que o pedido saísse no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a prefeitura precisou cumprir diversas exigências do Governo Estadual, como apresentar documentos que mostrem potencial turístico na cidade, oferecer hospedagem no local ou na região, água potável para atender os turistas, disponibilizar serviços de informações turísticas, atrativos turísticos expressivos, entre outros.

Além disso, outra exigência do Governo do Estado de São Paulo era que uma empresa de consultoria fosse contratada para acompanhar o levantamento dos documentos e dados. A empresa vencedora em uma licitação foi a KS Consultoria.

Além disso, um Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi criado. O próprio conselho foi responsável por realizar uma audiência pública no dia 7 de fevereiro de 2018, na Câmara Municipal, para discutir com a população assuntos referentes ao turismo de Engenheiro Coelho.

Na época, o secretário geral do Contur e diretor de Cultura e Turismo de Engenheiro Coelho, Benedito da Cunha Guedes Junior, explicou que aquela era uma etapa muito importante do processo. “Estamos cumprindo todas as exigências da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, esse será um evento para discutirmos uma série de assunto para podermos validar o nosso plano”, explicou Guedes, um dia antes da audiência.

O vereador Mario Aparecida Barbosa de Oliveira, afirma que Engenheiro Coelho enviou diversos documentos para provar que pode receber o MIT. “Foram páginas e páginas de documentos, foi um trabalho muito bonito entregue para a o Assembleia Legislativa de São Paulo”, exclama Mario. O vereador também explica que não é possível prever uma data para que o projeto seja votado, mas que isso deve ocorrer em breve. “O mais difícil já foi feito, agora é aguardar a votação dos deputados”, encerra o vereador.

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a deputada estadual Célia Leão (PSDB) foi a responsável por levar os interesses de Engenheiro Coelho até o Governo do Estado. Caso a cidade conquiste o título de MIT, receberá R$ 600 mil anualmente do Governo do Estado de São Paulo.

Avaliação do Turismo na cidade

Em novembro de 2017, Engenheiro Coelho recebeu classificação D em turismo. A nota foi dada pelo Governo Federal. As categorias, que vão da letra A até a E, levam em conta o número hotéis, a quantidade de empregos gerados e o número de turistas nacionais e estrangeiros recebidos por ano nos municípios. Os dados usados para o mapeamento foram retirados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A classificação D, que o município coelhense alcançou, significa que a cidade não recebe grande número de visitantes, mas é importante para o turismo regional por proporcionar mão de obra aos municípios vizinhos e opções alternativas de hospedagem, compras e passeios. Segundo o ministério, as localidades com essa classificação precisam fazer maiores investimentos na geração de empregos do setor e aumentar as vagas de hotéis e pousadas, entre outras coisas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.