27/11/2017

Engenheiro Coelho promove curso de capacitação para professores municipais

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do Ministério de Educação, fará parte do trabalho semanal dos profissionais até maio de 2018

Nathália Lima

A Secretaria de Educação de Engenheiro Coelho inicia, nesta semana, uma série de capacitações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para professores do município. Ao todo, serão 130 horas de reuniões, com o intuito de aprimorar os métodos de ensino nas matérias de leitura, escrita e matemática.

O PNAIC, idealizado pelo Ministério de Educação (MEC), foi implantado em 2012 pelo Governo Federal Brasileiro, e visa oferecer às crianças o direito à alfabetização plena até os 8 anos de idade. O município coelhense participa do Pacto desde o primeiro ano, e tem observado resultados positivos.

De acordo com a organização do Pacto, a “intenção é promover a cooperação federativa e apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino para que estas assegurem o acompanhamento das ações do programa e avaliem a aprendizagem dos estudantes, responsabilizando-se também: (a) pela definição de metas a serem alcançadas; e (b) pelos resultados da alfabetização em seus estados e municípios”.

De acordo com a coordenação educacional de Engenheiro Coelho, diferentemente dos últimos anos, a novidade para 2017 é que a educação infantil também fará parte do projeto. Cerca de 150 professores, da educação infantil ao 3º ano do fundamental, participarão das atividades que terão início no próximo dia 27 de novembro e vão até maio do próximo ano.

As capacitações farão parte do horário de trabalho dos professores da rede, e serão realizadas na Escola Eliza Franco de Oliveira. Dentre os educadores do município, quatro professoras foram escolhidas para participar de capacitações na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), e serão as formadoras dos demais professores.

De acordo com a coordenadora pedagógica Juliana Barbosa, a iniciativa do Governo Federal traz crescimento para as professores. “Eles vão poder repensar, conduzir melhor a prática pedagógica que elas têm, refletir e trocar experiências com formadores outros municípios”, explica Juliana. “Eu acredito que a formação é o caminho para que tenhamos uma educação de qualidade no nosso município”, assevera.

Últimos resultados municipais

A Educação de Engenheiro Coelho participou, nos últimos quatro anos, de provas federais que mediram a qualidade do ensino apresentado no país inteiro.

Na prova do Penaic, realizada em 2016, por exemplo, os resultados de alunos das turmas de 1º a 3º ano do ensino fundamental apresentaram resultados positivos no comparativo com os anos anteriores.

O nível 4, que é apresentado como o geral, teve aumento nos três âmbitos da pesquisa: leitura, escrita e matemática. De 2014 para 2016, o município cresceu 3,71% na proficiência dos alunos quanto à leitura. Já na escrita, o aumento foi de 12,23% no mesmo período. Na matemática, os resultados alcançados pelos alunos chegaram a uma marca 11,9% maior da vista em 2014.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.