26/04/2018

Médico de Engenheiro Coelho fala sobre os cuidados com a hipertensão

Dia de Prevenção e Combate a Hipertensão: Elson Nunes é cardiologista e diretor clínico do Centro Médico de Vida Saudável (Cevisa)

Michael Harteman

A hipertensão, ou pressão alta, está entre os problemas de saúde que mais preocupam a população. Afinal, segundo o Ministério da Saúde, 25% da população brasileira sofre com o problema. Nesta quinta-feira (26) é o Dia de Prevenção e Combate a Hipertensão. Esta data tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a patologia.

Para falar sobre o assunto, o Portal Coelhense foi ouvir o Dr Elson Nunes, cardiologista e diretor clínico do Centro Médico de Vida Saudável (Cevisa). O médico falou sobre prevenção, alimentação, maneiras de prevenir a hipertensão dentre outros temas.

Leia a entrevista completa:

O que é hipertensão? Hipertensão arterial sistêmica é definida quando as pressões dentro do sistema circulatório, que envolve o coração, artérias e veias está elevado. É necessário que dentro deste sistema fechado, exista pressões, e é o gradiente de pressão que faz com que haja movimento do sangue. Essa diferença de pressão que chamamos de pressão sistólica e pressão diastólica, que está relacionada com a contração e relaxamento do coração. Mesmo necessitando de ter pressão dentro deste sistema “hidráulico” para o movimento circulatório, o ideal é que as pressões sejam baixas para que não haja sobrecarga da bomba cardíaca e nem de outros órgãos.

Tem cura? A hipertensão arterial sistêmica tem inúmeras causas, pode ter origem por alguma doença congenita, alguma alteração hormonal, ou até alteração emocional. A principal causa de hipertensão é o estilo de vida errado, com falta de atividade física, alimentação errada, e o estresse excessivo, e para esta causa a cura seria bastante possível se o paciente hipertenso conseguisse modificar os hábitos que o levaram a hipertensão. Então podemos dizer que existe cura. Quem não consegue fazer isto no início da doença tem mais dificuldade de curá-la, e acabará dependendo de medicações para controlá-la somente.

Qualquer pessoa pode desenvolver a doença? Qualquer pessoa pode desenvolver hipertensão arterial se sobrecarregar seu organismo é ter hábitos ruins. O tabagismo, obesidade, o sedentarismo, alimentação rica em sódio, o estresse podem levar qualquer um à hipertensão. Algumas pessoas estão nos grupos de maior risco e outras de menor risco. Os negros tem mais tendência a desenvolverem hipertensão mais precocemente. As mulheres até a menopausa possuem um fator protetor maior hormonal que perdem após a menopausa. O fato de ter um parente próximo hipertenso aumenta o risco de desenvolver hipertensão também.

Quais alimentos contribuem para um quadro de hipertensão e quais alimentos ajudam a diminuir o problema? Sem dúvida nenhuma os alimentos industrializado, ricos em sódio aumentam muito o risco de hipertensão. Os alimentos refinados e alimentos que contribuem para diabetes também aumentam o risco de hipertensão. O aumento do açúcar na circulação faz com que o sangue fique menos fluido sobrecarregando o sistema circulatório.  A alimentação com muita gordura acaba por gerar sobrecarga também. O consumo de bebidas alcoólicas também costumam aumentar a pressão arterial, devendo ser evitadas.  Os alimentos naturais, consumidos sem processamento como frutas, verduras e legumes possuem o equilíbrio correto de eletrólitos, tendo muito potássio e magnésio e pouquíssimo sódio. O que fazemos com a alimentação refinado e processada é inverter este equilíbrio, transformando em alimentos ricos em sódio e pobre em potássio e magnésio. Os alimentos ricos em potássio e magnésio ajudam a diminuir a pressão arterial.

A patologia é genética? Podemos dizer que a hipertensão tem um componente epigenética, que é uma definição mais atual, onde existe uma predisposição genética a doenças mas pode não ser ativada. Existem algumas doenças genéticas que podem gerar hipertensão como causas secundárias, mas são a minoria.

Quais os cuidados que uma pessoa propensa à hipertensão deve tomar? Uma pessoa com propensão a hipertensão não deveria fumar ou ingerir bebidas alcoólicas para início. Deveria realizar exercícios físicos recomendados pelas sociedades médicas de no mínimo 150 minutos semanais. Deveriam ter em sua alimentação no mínimo 80% de sua ingestão alimentar, alimentos frescos e naturais como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, castanhas, nozes, sementes. Devendo evitar alimentos processados, industrializados e Refinados.  A alimentação deveria ser o mais próximo do vegetarianismo também evitar o aparecimento da hipertensão. Muitos estudos demonstram que está população tem menos incidência de hipertensão.

Quais os problemas que a doença não cuidada pode gerar? A hipertensão arterial não controlada tem várias consequências graves. As principais consequências mais graves são o Acidente vascular cerebral, o AVC, que é mais conhecido como derrame, a insuficiência cardíaca, a insuficiência renal e cegueira.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.