05/12/2017

Moradora de Engenheiro Coelho acusa guardas municipais por abuso de autoridade

Comandante da corporação disse que levará o caso para a Corregedoria

Da redação

Uma moradora de Engenheiro Coelho acusou três guardas municipais por abuso de autoridade. A reclamação foi feita nesta segunda-feira (4), no perfil da coelhense em uma rede social. Ela foi detida na noite de domingo (3) pelos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) após ser flagrada conduzindo uma moto junto com seu filho, menor de idade – e ambos estavam sem capacete.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado na Delegacia de Polícia civil de Artur Nogueira (SP), os guardas efetuavam um patrulhamento de rotina pela Rua João Berton, na área rural do município, quando se depararam com a mulher e o filho transitando na moto sem capacete. O B.O. afirma que, ao ser abordada, a mulher proferiu diversos xingamentos aos agentes, que, segundo o registro, precisaram usar força moderada para contê-la e encaminhá-la à delegacia.

Nesta segunda-feira (4), a mãe detida publicou em seu perfil do Facebook que o fato ocorrido no domingo (3) foi uma “tragédia”. Ela alega que em nenhum momento disse estar certa da atitude, mas que estava parada em frente de casa com o filho na moto. “AÍ chegaram os guardas municipais de engenheiro Coelho com a maior falta de educação, falta de respeito, só por ser autoridades…”, relata.

Ela afirma ter sido “algemada como uma criminosa, humilhada na frente dos meus filhos, da minha família” e acrescenta que toda sua família foi maltratada. “Gostaria de ressaltar que foram apenas três guardas mal treinados, sem nenhuma educação. Me agrediram moralmente, apertaram meu braço. Isso não vai ficar assim, vou até o fim do mundo, mas vocês vão ter que responder por isso”, escreve.

Até as 19 horas desta segunda-feira (4), a publicação teve 144 curtidas e 14 compartilhamentos. Pode não parecer uma repercussão tão expressiva, mas foi o suficiente para gerar uma resposta do comandante da Guarda Civil, que usou a página do Facebook da GCM de Engenheiro Coelho para se pronunciar.

Na publicação, ele afirma que será feita uma investigação do caso. Segundo o comandante, uma cópia do B.O., das alegações feitas no Facebook pela mulher detida e dos termos circunstanciados dos guardas que atenderam a ocorrência será enviada à Corregedoria da GCM e à Delegacia de Polícia Civil “para apuração de possíveis irregularidades”.

“Dessa forma, prezamos pelo bom regramento da instituição da Guarda Municipal e ainda prezamos sempre para que não aconteça qualquer tipo de abuso ou irregularidade por parte dos guardas municipais sendo que todas as alegações serão devidamente apuradas”, afirma o comandante na publicação após relembrar o caso descrito no B.O.

“Se identificado ou constatado qualquer tipo de irregularidade por parte dos agentes de segurança, serão tomadas as devidas providencias”, assevera. No entanto, ele finaliza o texto dizendo que os guardas foram orientados a acionar a Justiça caso tenham se ofendido com as alegações feitas pela moradora detida.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.