18/02/2018

Moradores reclamam de qualidade da água em Engenheiro Coelho

Saeec afirma que o problema é temporário

Michael Harteman

A qualidade da água em Engenheiro Coelho tem irritado alguns moradores. Muitos afirmam que constantemente não conseguem lavar roupas ou mesmo tomar banho, já que a água fica com um aspecto barroso. Outro problema apontado pelos moradores é a incapacidade de cozinhar com a água que chega em suas residências. O Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho (Saeec) informou que o problema ocorre devido à limpeza nas caixas d’água municipais e, com o termino do serviço, os moradores não devem.

Adriana Marques dos Reis, moradora do Jardim Amália, se diz inconformada com a situação. Ela afirma que já aconteceu diversas vezes de receber água com um aspecto de suja. “A última vez eu percebi quando estava enchendo um balde para lavar a casa, imagina se isso fosse pra um outro tipo de uso?”, questiona Adriana. A moradora também conta que quando o problema aparece, ele demora para ser resolvido. “Já cheguei a 3 dias com a água assim, não sei qual o problema com a companhia de água daqui”, exclama Adriana.

Outro morador revoltado com a situação é Diego Pedroso de Oliveira. Ele afirma que o contribuinte paga os impostos para receber água limpa em casa e o que tem acontecido é justamente o contrário. “A cidade comete um crime contra o cidadão, isso tem acontecido em vários bairros da cidade, o prefeito e o diretor de água são omissos ao caso, já fazem mais de três meses que isso vem acontecendo”, reclama Diego.

Inconformado com a situação, Daniel Castro postou uma foto com a água suja que saia das torneiras em um balde com a seguinte legenda: “É está água que a gente paga quase 100 reais Por mês? Tá feia a situação. Vai lavar roupa e não sabe se está lavando ou tá sujando mais”, postou Daniel. O morador afirma também que o consumo da água é impossível. “Como vamos consumir uma água que sai encardida desse jeito?”, questiona o morador.

Afonso Guedes compara a água que está chegando em sua residência com a água de um rio. “Não tem como cozinhar com essa água, é a mesma coisa que ir no rio e pegar água para beber”, exclama o morador. Guedes também explica que em vários momentos já foi pego de surpresa “Está muito complicado essa situação, minha esposa enche a máquina de lavar roupa e quando vê está puro barro”, afirma o morador.

Posição do Saaec

O Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho (Saaec) convidou a equipe do Portal Coelhense para ir até o departamento na manhã desta sexta-feira (16) para ouvir as explicações sobre os problemas enfrentado pelos moradores. O presidente do setor, Silvio da Silva, o procurador jurídico, Erismar Bastos e o químico responsável, Leonardo Pietrobon, afirmaram que a água com o aspecto sujo e barroso só está aparecendo nas residências por causa da limpeza das caixas d’água do município.

Silvio da Silva, mais conhecido como Pirilo, afirma que as caixas d’água precisam ser limpas. “Havia dois anos que não era realizado uma limpeza dessas”, afirmou Silvio. O presidente também destacou que o serviço é feito com muito cuidado, visando manter uma boa qualidade da água para os moradores. “Esse processo consiste em esvaziarmos todas as caixas e fazermos uma limpeza das paredes, essas caixas comportam um milhão de litros”, explica Pirilo.

O procurador Jurídico, Erismar Bastos, ressalta que, embora a coloração tenha ficado diferente, a água não é de má qualidade. “É feito um monitoramento em todo o sistema, desde ponto de captação da água até a ponta final da rede, ou seja, não procede dizer que a água tem má qualidade”, exclama Erismar.

Leonardo Pietrobon, químico responsável do Saeec, afirma que a água de Engenheiro Coelho passa por constantemente por um monitoramento. “Eu sou obrigado a entregar relatórios sobre a qualidade do nosso serviço, não há bactérias e nossa água”, acrescenta Leonardo.

Os representantes do Saeec também ressaltaram que é importante que o morador faça a limpeza de suas caixas d’água. Além disso, afirmaram que, como o serviço de limpeza já foi feito nos reservatórios municipais, a água irá aparecer cristalina nas casas dos consumidores, e que o problema poderá voltar a acontecer na próxima limpeza.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.

 

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.