06/06/2017

Moradores reivindicam posto policial em bairro de Engenheiro Coelho

Construção no bairro Universitário faz parte das promessas de campanha da atual gestão do Executivo

Nathália Lima

Domingo, 7 horas da manhã. Uma jovem de 20 anos voltava para o internato, lugar onde mora há mais de três anos, após passar a noite na casa de uma amiga. A estudante não sabia, mas seria abordada por um motoqueiro armado e perderia sua bolsa com documentos, dinheiro e celular.

Ao passar pela rotatória do bairro Universitário, localidade afastada do centro de Engenheiro Coelho, B. M. precisou segurar o grito e deixar que o assaltante levasse tudo o que, com esforço, havia conquistado. “Não tinha como reagir, ele estava armado. O medo de ele fazer alguma coisa comigo era bem maior”, comenta a vítima. “Se tivéssemos ao menos um posto policial nas redondezas do bairro, esse tipo de caso diminuiria muito. Penso que só a presença da polícia por perto já inibiria a ação dos bandidos”, acredita.

IMG_00422-1496696816

Assim, a segurança do bairro tem sido pauta recorrente em rodas de conversa e fóruns nas redes sociais. Algumas semanas atrás, por exemplo, possíveis casos de estupro foram pauta de uma manifestação feita por moradores.

De acordo com Marcela Moraes, assistente administrativa da Associação, uma das principais reivindicações feitas no local diz respeito à segurança do bairro. “O policiamento que roda a cidade é o mesmo que passa diariamente por aqui”, comenta. Segundo Marcela, apesar das reclamações constantes, a quantidade de ocorrências é consideravelmente baixa. “Nós da associação temos o papel de cobrar, reivindicar e tentar, através de contato com o poder público, trazer à população uma melhor qualidade de vida”, explica.

O secretário municipal de Segurança Dr. Marcelo Purcello explica que diariamente são realizadas rondas nas redondezas do bairro Universitário. “Nós tivemos uma baixa nas queixas relacionadas ao bairro Universitário. Acredito que isso seja resultado do bom trabalho realizado através da integração entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal”, explica. E acrescenta, “no bairro em questão, fazemos ronda de 4 a 5 vezes por dia, e sempre em horários diferentes do dia anterior”.

Promessa de campanha

capa amanhã-1496696840

A instalação de um posto policial no bairro Universitário faz parte das promessas de campanha do atual prefeito de Engenheiro Coelho, Pedro Franco (PMDB). Em nota, a Prefeitura informou que medidas estão sendo tomadas para que o compromisso seja cumprido até 2018.

Segundo o chefe do Executivo Municipal, a iniciativa pioneira trará mais segurança à população coelhense. “Não podemos ficar à mercê da nossa própria sorte, porque qualquer cidadão poderá vir a precisar deste valioso serviço, e talvez a necessidade seja tamanha, que o tempo de espera pode ser tarde”, asseverou.

De acordo com a Assessoria de Imprensa, um convênio foi firmado em outubro do ano de 2016 entre a Prefeitura de Engenheiro Coelho e o Governo do Estado. A obra visa constituir na região uma base da Guarda Civil Municipal (GCM). E o projeto contempla ainda a construção de uma unidade municipal do Corpo de Bombeiros por meio de uma parceria entre o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e os condomínios localizados na redondeza.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.