16/12/2017

Moradores voltam a reclamar de Vicinal em Engenheiro Coelho

De acordo com locais, falta iluminação, o asfalto é frágil e, para remediar os problemas, a Prefeitura realiza apenas operação “tapa buracos”

Da redação

E mais uma vez, o Portal Coelhense recebeu reclamações de moradores a respeito da situação da Estrada Municipal Pastor Walter Boger, que corta o bairro Lagoa Bonita, e está localizada na área rural de Engenheiro Coelho. As reclamações? Iguais às de dois meses atrás, época em que o último texto sobre este assunto foi publicado. Entre elas, falta de iluminação, asfalto frágil, operação “tapa buracos”.

Para Luciana Faria, moradora de Engenheiro Coelho, a situação é uma falta de respeito com o contribuinte coelhense. “Grande desrespeito e pouco caso com o cidadão que necessita das vias. Vergonhoso!”, exclamou a moradora. Daniele Piazzi, que também mora no bairro, lamenta que os buracos cobertos durem apenas até a “próxima chuva”. “Literalmente, a solução que a Prefeitura oferece serve apenas, como no dito popular, para ‘tapar buraco’! É sempre assim, dão um jeitinho que não dura nem um mês”, comenta a moradora.

Ainda sobre a qualidade da estrada, o munícipe Gilson Ferraz Jr., que trabalha e transita diariamente de carro pela estrada, reclama que a “solução” dura sempre até a próxima chuva. “Quando os buracos não são ‘destapados’ pela água, outros pontos abrem. Então lá se vão semanas de carros tendo que desviar de buracos e pessoas que andam pelo caminho”, explica Jr.

Também indignado com a situação, o estudante Luciano Sopper acrescenta outros problemas à falta de infraestrutura da estrada. “Uma vergonha. Não só os buracos, como todos os elementos que envolvem a estrada. Falta de calçada, ciclovia, iluminação, sinalização, em um trecho tão movimentado e utilizado pelos moradores da região e alunos universitários”, assevera Sopper.

A situação caótica da vicinal chamou a atenção de um dos alunos de Engenharia Civil do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Thiago Andrade de Lima, que será oficialmente engenheiro no próximo domingo (17), realizou pesquisas sobre a estrada para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). De acordo com o estudante, após um simples levantamento visual, constatou-se que boa parte da estrada necessita de reconstrução, “no sentido de toda a parte estrutural”, explica Lima.

O projeto de TCC, que é um levantamento normativo do estado da estrada, apresenta laudos e evidências de que esta é a opção mais adequada para terminar com o problema da vicinal. Lima explica que “é muito mais que apenas a primeira camada, que é o asfalto que vemos”. Ainda segundo o estudante, uma fonte anônima de dentro da Prefeitura explicou que não há a camada que tem função estrutural. “Ou seja, apenas jogaram o asfalto em cima da terra, o que é errado e não amparado pela norma”, enfatiza Lima.

Questionada novamente sobre o assunto, a Prefeitura explica que não tem dinheiro no caixa para realizar uma obra deste tamanho, e também depende de emendas para colocar em prática a obra. “Não temos fundos próprios para realizar essa obra que demanda investimento. Estamos buscando, junto de deputados estaduais, a possibilidade de conseguirmos verbas específicas para esta demanda. Obter esses recursos é uma das metas do Executivo para 2018”, explica a Assessoria da Prefeitura. Em nota, o órgão informou que tem atendido às necessidades da população sempre que requisitada.

Leia mais: 

Vicinal de Engenheiro Coelho apresenta problemas e perigo aos moradores

Moradores reclamam de más condições em estradas rurais de Engenheiro Coelho

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.