30/07/2017

Secretário de Cultura de Engenheiro Coelho comenta desafios do setor

Edimar Cavaco explica novas iniciativas propostas da pasta para o município

Da redação

Engenheiro Coelho, apesar de ser um município pequeno e, entre aspas, novo, traz consigo uma gama variada de cultura e história. Após 26 anos de emancipação, a cidade não para de crescer. Isso é o que explica o entrevistado deste domingo (30), Edimar Rodrigues de Oliveira, conhecido popularmente no município como “Cavaco”.

Morador de Engenheiro Coelho há mais de 20 anos, Cavaco guarda no coração um amor profundo pelo município no qual já viveu a maior parte de sua vida. Antes de assumir a pasta, Cavaco sonhava em fazer a diferença no município, mas não sabia como ajudar. Durante a campanha do atual prefeito Pedro Franco (PMDB), apareceu a oportunidade que faltava.

Comunicativo e bem humorado, o secretário de Cultura e Turismo de Engenheiro Coelho, que está na liderança da pasta há mais de quatro anos, conversou com o Portal Coelhense e contou, com detalhes, quais são as próximas iniciativas da pasta para o município.

Leia na íntegra a entrevista:

IMG_5394 - Cópia-1501184374

Durante esse tempo de Secretaria de Cultura e Turismo, quais foram os principais desafios que você encontrou? Eu nunca sonhei em trabalhar no poder público. E quando surgiu a oportunidade de tomar conta da Secretaria de Cultura e Turismo, ela estava se desligando da pasta de Educação (antes elas eram integradas). Sempre que uma pasta desmembra da outra, principalmente da Educação que é uma pasta forte, automaticamente a pasta que saiu perde força. E foi isso que aconteceu no início. Outra dificuldade que tivemos foi a falta de interesse do pessoal que trabalhava na Secretaria de realizar festas e comemorações no município. Isso enfraqueceu ainda mais nossa imagem perante a sociedade coelhense.

E quais foram as suas principais propostas desde o início do seu trabalho como secretário? Na realidade, nesse meio tempo eu realizei meu sonho. Como eu moro em Engenheiro Coelho há 23 anos, sei em tese o que o público precisa no quesito cultura. E algo que ficou muito em falta nos anos passados foi a realização das festas municipais. Depois que assumimos a pasta, em janeiro de 2013, nós começamos a buscar novos recursos fazer com que as festas de Engenheiro Coelho voltassem a acontecer. Nosso município recebe gente de vários Estados do país, e isso enriquece ainda mais nossa cultura local, por isso era necessário que tivéssemos esse tino de voltar a realizar as celebrações locais.

Como é formada a equipe da Secretaria? Bom, após termos desmembrado a pasta de Cultura e Turismo da de Educação, nós “campengamos” muito. No entanto, nós temos ao nosso lado o prefeito Pedro (PMDB), que como grande parte da população coelhense, gosta muito de festas e está sempre disposto a nos auxiliar no que precisamos. Hoje nós temos uma equipe formada pelos prestadores de serviço da Secretaria, pelo diretor de Cultura Junior Guedes e pelo Pedro Bange, que nos dá apoio assessorando as demandas da pasta. O Junior e o Pedro têm somado esforços para trazer a Engenheiro Coelho a possibilidade de angariar maior apoio do Governo Estadual, a fim de reconhecer o potencial da Cultura e do Turismo que o município de Engenheiro Coelho tem.

IMG_5377-1501184381

Quais são os eventos que dão maior visibilidade ao municípios de Engenheiro Coelho? Os principais eventos que fazemos já fazem parte do calendário municipal há anos e carregam história e tradição coelhense. O mais conhecido deles, e que eu acredito que será muito maior daqui algum tempo é a “Festa do Peão”. Essa festa ficou 9 anos sem acontecer aqui na cidade, e por esse motivo, muito moradores daqui foram buscar por entretenimento em outros municípios da região. Hoje temos o orgulho de dizer que é uma das maiores festas da região e que chama muita gente de fora, além de alegrar o pessoal daqui. Outras festas que realizamos são a “Festa da Mandioca”, o Carnaval e a “Festa Julina” – que não aconteceram neste ano por falta de recursos na Prefeitura.

Qual é a maior dificuldade em trabalhar com Cultura e Turismo em um município do interior? Um dos principais problemas é a falta de conhecimento do povo. Muita gente não consegue enxergar a cultura como geradora de benefícios, mas ela é. Tem algumas pessoas que acham que cultura é montar um som e colocar um cara para tocar só violão, mas não buscam participar das apresentações de teatro, orquestras e outros grupos musicais que trazemos ao município. Nós acabamos por nos questionar “será que nosso trabalho está sendo em vão?”, e só conseguimos medir esses resultados através das festas maiores que realizamos, e quando vemos que o povo está lá participando.

Engenheiro Coelho está trabalhando para receber o título de Município de Interesse Turístico (MIT). Qual é o principal interesse do município em apostar nesse assunto? Nós queremos resgatar a história de Engenheiro Coelho, que é muito boa e interessante. Nós queremos eternizar de alguma forma as memórias do município, e essa foi uma maneira que encontramos de realizar nossa proposta. Muita gente não acredita nas histórias que são contadas a respeito de como era o município no passado. Nós já tivemos trilhos de trem que passavam por aqui, que tínhamos um campo para aviação nas dependências da cidade e que vários outros assuntos eram realidade anos atrás. Então, nosso intuito é fazer com que as memórias do município sejam eternizadas e trazer para Engenheiro Coelho mais investimentos.

IMG_5388 - Cópia-1501184386

Sobre o Turismo, na sua visão de secretário, quais são os principais chamarizes do município? Muitas pessoas ficam perguntando “o que é que o nosso município tem de ponto turístico?”, e se não tiver alguém para levar essa informação para as pessoas e explicar o que temos de bom para quem vem de fora, fica difícil mesmo. Quando pensamos em cidade turística, vamos pegar Socorro (SP) como exemplo: tem cachoeiras, parques naturais, restaurantes, entre outros locais para passeio. Mas o turismo é ligado a muitas outras coisas, por exemplo, nós temos o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC), que é um dos maiores colégios da América Latina e está dentro do município. Isso é um ponto turístico! O CEVISA, que é conhecido nacionalmente, também está localizado dentro de Engenheiro Coelho. Muita gente não sabe, mas Claudia Rodrigues, Cid Moreira, Cesar Menotti e muitas outras pessoas conhecidas na mídia vêm até nossa cidade para receber tratamento nesse local. Este é um mega ponto turístico também.

Quais são as próximas iniciativas da Secretaria em Engenheiro Coelho para o semestre? No próximo dia dos pais nós vamos realizar o evento de gastronômico aqui no município. Essa é uma iniciativa bem interessante e sempre chama muita gente para a cidade. Serão três dias de evento, de sexta (11) a domingo (13), com os mais diversos food trucks. Algo que nós da Cultura sempre quisemos realizar aqui é o Café e Viola, um evento que resgata as tradições caipiras e traz boa música e comida de qualidade para seus participantes. Nossa intenção é realizar esse evento no domingo de dia dos pais, em contra turno com a praça de food trucks. Na próximas semanas teremos mais informações a respeito desse assunto.

Qual é a intenção da pasta para o município a longo prazo? A nossa intenção é de continuar realizando eventos para fomentar a Cultura e o Turismo locais, focando principalmente no público coelhense, para que todos tenham atividades interessantes para realizar por aqui. É importante que façamos eventos para que os munícipes aproveitem sem ter de sair da cidade atrás de atividades culturais. Nós queremos que todos aproveitem o município como um todo. Isso ainda traz benefícios econômicos para nós, e faz com que o dinheiro do município rode aqui dentro, auxiliando o comércio local, e fazendo com que Engenheiro Coelho cresça mais e mais.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.