17/10/2017

Vicinal de Engenheiro Coelho apresenta problemas e perigo aos moradores

Denúncias feitas ao Portal Coelhense apontam descaso na estrada que atravessa o bairro Lagoa Bonita

Nathália Lima

Buracos. Muitos buracos. Falta de iluminação, sinalização precária, perigo constante de atropelamentos e colisões. Esses são alguns dos problemas relatados por moradores das redondezas da Estrada Vicinal Walter Boger, que cruza os bairros Lagoa Bonita, Cidade Universitária, Recanto da Vinci e Jacarandá na área rural do município.

As reclamações – que parecem mais desabafos de quem passa diariamente pelo local – refletem tamanho perigo do percurso, que apresenta má infraestrutura há anos.

De acordo com Thalles Zabel, morador e estudante do município, a situação está além do normal, e as consequências têm afetado o dia a dia dos moradores. “Além do medo de estourar os amortecedores, às vezes, os carros que vêm na outra direção, por haver tantos buracos, têm que ir na via contramão pra poder passar”, explica o munícipe. Além de Zabel, outras 15 pessoas entraram em contato com o Portal Coelhense para reclamar sobre a situação. Para Leonardo Bonventti, “tudo é reclamável na rota”.

Uma moradora que preferiu não se identificar disse que conversou com o prefeito Pedro Franco (PMDB) em maio deste ano, e ele lhe disse que uma verba para a construção de ciclovia em todo o percurso da vicinal já havia chegado ao município, e estava em trâmite apenas na Caixa Econômica Federal. “Na época, o prefeito disse que alterou o nome da estrada para avenida Pastor Walter Boger, porque só assim poderia destinar a verba para cá. Segundo ele, as obras iniciariam no máximo em julho, o que não aconteceu”, explica a moradora.  “Os pedestres e ciclistas são obrigados a disputar o ‘asfalto’ com os veículos por causa falta de estrutura para eles”, reclama a moradora.

Em um áudio gravado da conversa, que aconteceu no final de maio deste ano, o prefeito explicou que a Prefeitura estava finalizando um processo de aprovação para a criação da ciclovia em todo o trecho da Walter Boger. Para o chefe do Executivo, apesar da lentidão do processo, a aprovação do projeto, na época, estava em fase de finalização, pois o departamento responsável pela obra já havia mandado a “última pendência” para a Caixa. “Nós atendemos todos os requisitos pedidos por eles [Caixa Econômica Federal], e eu sempre prometi isso para a população durante a minha campanha. Por isso, acredito que no mês de junho eles devem dar por encerrado as exigências do processo e, em mais um mês ou dois, a gente vai estar fazendo [a obra]”, afirmou Franco (PMDB).

Em 2015, um caso que comoveu moradores e estudantes do bairro foi a morte do jovem Wesley da Silva de Godoy, de apenas 20 anos. De acordo com informações da Rádio Unasp, a vítima morreu após ser atropelada por um caminhão na Estrada Municipal Pastor Walter Boger. O jovem circulava de bicicleta na via, no sentido SP-332-bairro, e seguia pelo acostamento junto com uma menina, identificada como sua irmã, quando sofreu o acidente.

Proposta de vereador

No início deste ano, o Portal Coelhense conversou com o vereador Kenji Melo, membro mais jovem da Casa de Lei. “Eu queria muito recapear toda a Vicinal que atravessa o bairro Lagoa Bonita, mas não vai dar. Vamos ser realistas. A princípio, é um plano inviável”, disse Melo durante a entrevista. O vereador, na campanha que o elegeu em 2016, ofereceu como proposta a possibilidade de lutar por verbas para recapear e reestruturar a Vicinal Walter Boger.

Recentemente, indagado por esta reportagem, o vereador repetiu o discurso de que “não há recursos suficientes para o recape completo da vicinal”. Questionado sobre a possibilidade futura de melhorias para o trecho, Melo comenta que já explicou a situação ao deputado estadual Chico Sardelli (PV), em conversa informal. “Nós estamos tentando angariar recursos para melhorias na Walter Boger, mas por enquanto, este assunto ficará apenas para o próximo ano”, disse Melo.

Questionada sobre o mesmo assunto, a Prefeitura explica que não tem dinheiro no caixa para realizar uma obra deste tamanho, e também depende de emendas para colocar em prática a obra. Em nota, o órgão informou que tem atendido às necessidades da população sempre que requisitada.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.