04/10/2019

6° Reunião do Parlamento reúne vereadores da RMC em Engenheiro Coelho

Evento teve café da manhã, palestra e discussão de pautas sobre saúde, educação e segurança

Da Redação

Na manhã desta sexta-feira (4), a Câmara Municipal de Engenheiro Coelho recebeu vereadores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para a 7ª Reunião do Parlamento Metropolitano. O evento também contou com a presença do Prefeito de Engenheiro Coelho, presidente da Câmara, entre outros, e foi aberto à população.

O Parlamento Metropolitano conta com a associação de vereadores de 20 Câmaras Municipais da RMC. Instituído em 2005, tem como objetivo promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios. A associação tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal e intergovernamental, visando à integração de planejamento em níveis municipal, micro-regional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região.

A reunião no município coelhense começou com um café da manhã às 8h30, em seguida, abertura com a palestra “Agência Metropolitana de Campinas: Estrutura, Objetivo e Funcionamento”, ministrada por Antonio Carlos Sacilotto, Diretor Executivo da Agemcamp; e ao final, um momento para discussão livre.

Para o presidente da Câmara Municipal de Engenheiro Coelho, João Batista Nunes Machado, o evento tem grande relevância para a cidade. “Essa reunião acontece todo mês e é de grande importância para o município. Hoje aqui na Câmara estão reunidos vereadores de várias cidades da RMC, todos em conjunto para debater assuntos como segurança, saúde e educação que podem beneficiar diversas cidades. É um privilégio sediar a reunião e estamos sempre de portas abertas para receber o Parlamento”, explica.

O 1º secretário da Parlamento da RMC e também presidente da Câmara Municipal de Holambra (SP), Janderson Ribeiro (Chiba), também compareceu ao evento. “Foi mais uma reunião produtiva do Parlamento Metropolitano. Pudemos conhecer melhor os benefícios que a Agemcamp pode proporcionar a cada município da RMC. Agradeço ao diretor-presidente da Agência, Antônio Sacilotto, pelos esclarecimentos, e também ao prefeito de Engenheiro Coelho, Pedro Franco, ao presidente da Câmara, João da Padaria, e aos demais vereadores pela calorosa acolhida”, conta.

Sobre o Parlamento

O Parlamento é formado por 294 vereadores de Legislativos de 20 cidades que fazem parte da RMC. Foi criado em 2005 com o objetivo de promover integração administrativa, econômica e social entre os municípios. Ao longo do último ano, presidentes de Câmaras e vereadores da RMC debateram temas como segurança pública, emprego, violência contra a mulher, saúde, entre outros. No início de 2019 o Parlamento estabeleceu um estatuto e tornou-se uma Associação, fortalecendo seu papel na busca de soluções para os problemas da região. As reuniões acontecem mensalmente de forma itinerante nas sedes dos Legislativos que compõem o Parlamento.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.