26/10/2018

Acadêmicos do Unasp reúnem pesquisadores renomados em lançamento de livros

Evento ocorreu em São Paulo (SP)

A cultura da urgência e a desmaterialização da existência são dois conceitos que mudaram os rumos da humanidade, transformando a indústria, o comércio, o entretenimento, a educação, a política, a economia e o estilo de vida. Por serem tão inerentes à sociedade do século 21, chamaram a atenção de dois acadêmicos do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp): os doutores Martin Kuhn, reitor da instituição, e Tales Tomaz, professor do curso de Jornalismo.

Os pesquisadores dedicaram anos de estudo a esses temas e, nesta quinta-feira (25), disponibilizaram o resultado de suas pesquisas na forma de dois livros. Publicados pela Appris Editora, as obras foram lançadas num evento especial na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (SP), que contou com a presença de acadêmicos e profissionais de destaque no cenário internacional.

Entre eles, estavam o Dr. Ciro Marcondes Filho (USP), o Dr. Daniel Galindo (Umesp), o Dr. Eugênio Trivinho (PUC-SP) e o economista Waldir Kiel. Também compareceram ao evento administradores e professores do Unasp, além de estudantes, amigos dos autores e interessados pelo tema das obras lançadas.

O evento começou com as boas-vindas e os agradecimentos estendidos pelos autores aos presentes. Na sequência, os doutores Kuhn e Tomaz deram um breve panorama das obras lançadas, explicando como realizaram as pesquisas e quais as principais conclusões dos estudos. Trivinho e Kiel também participaram da mesa e comentaram a relevância das duas obras para os estudos em comunicação, tecnologia e economia. Ao final, os autores autografaram os exemplares adquiridos pelo público.

Livros

Intitulado “Império do Imediato – A cultura da urgência na vida e no consumo”, o livro do Dr. Kuhn adota uma linguagem acessível, com diversos exemplos da publicidade e do cotidiano, para revelar que estamos numa “ditadura da velocidade”, um sistema de pensamento que afeta radicalmente a maneira como vivemos – e que anda de mãos dadas com o consumismo.

Por sua vez, a obra do Dr. Tales Tomaz se debruça sobre as crises econômicas e suas causas. No livro “Comunicação Tecnológica e Desmaterialização da Economia”, o autor defende que, no mundo contemporâneo, a desmaterialização da existência, ocasionada sobretudo pela comunicação a distância em tempo real, é a principal causa das crises, inclusive as financeiras –até mais do que as decisões político-econômicas dos agentes do mercado.

Sobre os autores

Graduado em Publicidade e Propaganda e em Teologia, Martin Kuhn é doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e mestre em Comunicação, Administração e Educação. Com uma sólida carreira de educador e gestor, atuou como professor do Master in Leadership, da Andrews University (EUA), entre 2011 e 2015. Martin assumiu a reitoria do Unasp em 2016, onde já havia trabalhado como professor, coordenador de curso e vice-diretor de campus.

Tales Tomaz é professor do Unasp e leciona disciplinas relacionadas com teoria e pesquisa em comunicação. É doutor pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa no Martin-Heidegger-Institut (Universidade de Wuppertal, Alemanha), e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordena o Grupo de Estudos em Cibercultura e Comunicação (Geccom/Unasp) e integra o Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom/ECA/USP) e o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB/PUC-SP). É membro conselheiro da Society for Phenomenology and Media (SPM).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.