02/10/2024

Álbum do grupo ‘Vocal Livre’ conquista indicação ao Grammy Latino

‘Temporal’, projeto do grupo gospel sobre fé em momentos de turbulência, concorre pela categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”

Imagem: reprodução/Vocal Livre

Felipe Pessoa

Formado por estudantes de Engenheiro Coelho há quase 15 anos, o grupo musical Vocal Livre deu um salto importante em sua história: uma indicação ao Grammy Latino pelo álbum Temporal, lançado em 2023.

Ao todo, o Vocal Livre é composto por 14 cantores e uma banda. “O Vocal Livre é composto por pessoas diversas e, por isso, cada vez mais o nosso grupo é como a nossa comunidade de fé”, declarou o grupo em fala recente.

Eles concorrem na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)”, junto a nomes como Bruna Karla, Thalles Roberto e Rosa de Saron.

Imagem: reprodução/Vocal Livre

O nome do álbum não foi escolhido por acaso. Com três outros projetos gravados, além de EPs e singles, o grupo relata que Temporal surgiu em meio a um momento de turbulência.

“A gente vive literalmente o que canta, e isso acontece em todos os nossos projetos. Todas as palavras que cantamos são como a tradução ‘poética do que estamos passando fora dos palcos e por trás das câmeras”, disse a diretora do grupo, Jacqueline Palheiro

↳ Desde sua criação, com raízes na ideia de levar música de qualidade e mensagens profundas, o grupo já se apresentou em diversos palcos mundo afora. Fez, também, trabalhos voluntários em países da África e Ásia, como Egito, Angola, Guiné Bissau e Indonésia.

Em sua declaração de identidade, o grupo destaca que, apesar de fundado sobre base cristã, não incentiva discriminação religiosa a outras crenças. “De maneira alguma promovemos ou apoiamos nenhum tipo de discriminação ou intolerância a qualquer manifestação religiosa diferente da nossa”, declara.

O primeiro álbum do Vocal Livre, com 12 faixas, saiu em 2012 sob o título de “Bela Historia”. Em 2017, foi a vez do lançamento “Por Toda Terra”, com 14 faixas. “Temporal” é o mais recente, lançado em 2023.

Hoje em dia, o grupo conta com mais de 600 mil ouvintes mensais no Spotify, meio milhão de seguidores no Instagram e mais de 700 mil inscritos no YouTube.

Imagem: reprodução/Vocal Livre

↳ Jacqueline relata que quem soube primeiro da indicação foi o responsável pelas redes sociais do Vocal Livre, que lhe enviou uma mensagem perguntando se era verdade. “O momento da descoberta foi de muita surpresa. O social media do Vocal Livre viu algo sobre a indicação e me mandou mensagem, perguntando se  era real.” disse. “Eu estava em um compromisso no momento, e acabei não dando atenção. Mais tarde, eu e o Matias, meu marido, estávamos no carro com alguns membros do grupo, indo para um compromisso em São Paulo, quando eu pedi para ele entrar no site para ver se era real. A partir daí foram muitos gritos, lágrimas e risadas. Foi um sentimento inexplicável. Uma mistura de  envolvendo felicidade, euforia e gratidão. Parecia um sonho”, conta.

Imagem: reprodução/Vocal Livre

“O Vocal é mais do que um grupo. Somos verdadeiramente uma família. Estamos juntos nos momentos bons e nos ruins, pra chorar e para rir. O ministério nos une de forma espiritual e física. Viajamos muito juntos, temos nossos momentos de ensaio, reuniões, comemorações e estamos sempre nos conectando com Cristo através da fé que professamos. O ministério do Vocal Livre é como a cola que nos une, e Jesus é a base que nos mantém de pé, que nos sustenta”, conta Jacqueline.

Para o Vocal Livre, sua atuação na música tem propósitos ligados ao resgate de valores de comunidade através da arte. E eles não pretendem parar tão cedo. Jacqueline conta um pouco dos próximos planos do Vocal. “Por agora, o grupo segue na expectativa e preparação para o evento do Grammy Latino. Para 2025, o Vocal Livre tem planejado o lançamento de um documentário contando a história do grupo. Foi gravado em Recife – PE, no dia 01/09. Um evento muito especial, que trouxe algumas das canções mais marcantes do grupo.”

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.

Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.