01/07/2021

Alex Bussulo: Conheça a história do criador do Vendalogia

Comunicador e especialista em vendas é uma das atrações do Congresso Vendalogia, em sistema drive-in, que promete ser uma verdadeira inspiração de como enfrentar a crise a empresários de toda a região

Da redação

“Apaixonado por empreendedorismo, vendas e comunicação”, é assim que o empresário e jornalista Alex Bussolo se define. CEO do Portal ON, um grupo de mídia criado há 10 anos e que reúne cinco portais de notícias de diferentes cidades, Alex também é especialista em vendas e criou o termo “Vendalogia”, metodologia para ajudar, treinar e motivar vendedores de todas as áreas.

Ainda em 2004, Alex Bússulo, já se aventurava como jornalista. Em 1º de março daquele ano, ele publicou o seu primeiro jornal. O Folha do Estudante tinha tiragem mensal e circulava em todas as escolas estaduais de Artur Nogueira. Com matérias referentes às escolas estaduais do município, o Folha do Estudante circulou por cerca de dois anos na cidade e cativou a atenção deste jovem jornalista.

Mas foi em 2010 que Alex Bússulo, ainda estudante do curso de Comunicação Social/Jornalismo no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) – Campus Engenheiro Coelho, percebeu a demora que os moradores de Artur Nogueira enfrentavam para terem acesso às notícias do município. Quando algum fato de relevância e de interesse público ocorria na cidade, era necessário aguardar por uma semana, ou até mesmo um mês, para ter conhecimento do fato.

“Essa realidade me fez procurar por uma solução. A cidade precisava de um meio de comunicação rápido, interativo e online. Nascia assim o Portal Nogueirense. À princípio era apenas eu quem produzia os conteúdos para a página. De um pequeno cômodo da minha casa eu me revezava para produzir as reportagens, vender anúncios, fazer campanhas publicitárias e administrar o negócio. O primeiro colaborador só foi entrar após um ano de atividade”, relata Bússulo.

Com o passar do tempo, a população passou a se familiarizar com o Portal Nogueirense e buscar diariamente informações sobre os principais fatos do município junto ao site. Essa relação de confiança e credibilidade é fruto da constância, transparência, senso crítico, isenção e apartidarismo desempenhados pelo portal ao longo de uma década de atuação.

A agilidade na produção diária de notícias e o canal direto criado com os leitores do portal com sugestões de reportagens e participação ativa para a construção de um jornalismo sério e de credibilidade, têm sido a receita para a fidelização dos leitores, que todos os dias têm matérias atualizadas para conferir.

Mas a necessidade de expandir os horizontes da informação para a região ofereceu novos desafios ao Grupo Portal ON, desta forma, após seis anos de atuação e experiência jornalística, foram criados os portais Holambrense, Coelhense, Cosmopolense, Jaguariunense e Portal ON (com notícias de toda a Região Metropolitana de Campinas).

“Após seis anos de Portal Nogueirense, nos consolidamos como o principal meio de comunicação da região. Em 2016, embora nosso trabalho fosse exclusivamente em Artur Nogueira, tínhamos leitores fiéis que moravam em outras cidades, como Cosmópolis e Holambra. Esses moradores pediam um portal de notícias em suas respectivas cidades. Assim iniciamos nosso projeto de expansão”, afirma Bússulo.

Vendalogia

Após anos de dedicação, e treinamento de sua própria equipe de vendas, ele desenvolveu uma metodologia para ajudar, treinar e motivar vendedores de todas as áreas.

Assim nasceu o Vendalogia – o estudo das vendas. A iniciativa inclui a publicação de um livro, com o mesmo nome, distribuído pela Editora PAE para as principais livrarias do Brasil. A obra ganhou peso com o prefácio do jornalista global Cid Moreira.

“Gosto de ler, aprender e transmitir esses ensinamentos para outras pessoas. Ministro palestras e treinamentos in company sobre vendas, liderança, comunicação e persuasão”, diz ele.

“Acredito que as vendas são as molas propulsoras que impulsionam nosso país. Todos nós somos vendedores. Seja de um produto, um serviço ou de horas trabalhadas para alguma empresa – todos vendemos algo, todos os dias. Mesmo assim poucas pessoas procuram se qualificar em Vendas. Vender é construir uma ponte entre você e seu cliente e fazê-lo atravessar para o seu lado”, completa o CEO.

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