15/10/2024

Alunos da rede estadual de Engenheiro Coelho são dispensados no Dia dos Professores

Aulas foram dispensadas nas mais de 5.000 unidades estaduais

Arquivo Agência Brasil

Da redação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, resolução que oficializa o Dia do Professor deste ano como feriado escolar, dia não letivo nas mais de 5.000 escolas estaduais da rede. A data comemorativa é válida para todos os professores que atuam nas escolas estaduais e as aulas serão retomadas na quarta-feira (16). As unidades de ensino permanecerão abertas para atividades administrativas.Em Engenheiro Coelho, a unidade de ensino sob a competência do governo estadual é Antonio Alves Cavalheiro.

“O professor é a alma da escola, a referência para alunos e a sociedade. Nossa gestão tem o compromisso de valorizar e reconhecer cada vez mais os docentes do Estado”, diz o secretário da Educação Renato Feder.

Todas as escolas estaduais da rede devem cumprir 200 dias letivos. Havendo necessidade, as unidades de ensino devem organizar um calendário de reposição de aulas.

Dia dos professores

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática.

Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica. Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.

Fonte: https://www.educacao.sp.gov.br/

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.