29/08/2018

Apicultores lamentam morte de milhares de abelhas em Engenheiro Coelho

Suspeita é de que os agrotóxicos tem matado os insetos

Da redação

Apicultores de Engenheiro Coelho tem reclamado e lamentado a morte de milhares abelhas nos últimos dias. A principal suspeita é de que os agrotóxicos usados na lavoura têm matado os insetos. O problema compromete a renda de profissionais que dependem dos insetos para a produção de mel.

Adelino Moreira, proprietário de um apiário, chegou a registrar um boletim de ocorrência para falar do problema. Moreira acredita que vários produtores deveriam fazer o mesmo, com o objetivo de chamar atenção das autoridades para o problema. “Foram cerca de 26 colmeias perdidas”, aponta o apicultor, que tem 30 anos de experiência na criação de abelhas.

Segundo ele, a morte das abelhas não são exclusividades de Engenheiro Coelho. “Tem acontecido em todo Estado de São Paulo. Acredito que os apicultores devem cobrar as autoridades. Não vejo os profissionais dando muita atenção para isso”, exclama Moreira. Além disso, o apicultor acredita que os agrotóxicos são os responsáveis pela morte dos animais.

Outro apicultor que tem passado pelo mesmo problema é Homero Honório de Oliveira. De acordo com ele, a mortandade normalmente acontece no mês de agosto. “É sempre nesse período. A gente chega e encontra as abelhas mortas. Já aconteceu de eu chegar enquanto elas estavam morrendo, mas nesse caso já não tem mais o que fazer”, lamenta o trabalhador, que cria abelhas para a produção de mel.

Oliveira diz ter certeza sobre a causa da morte dos insetos. “Não há dúvidas de que as abelhas morrem por causa dos agrotóxicos lançados nas plantações. Não somente o que vai na laranja. O da cana também. Alguns agrotóxicos são aplicados por avião”, explica. O apicultor ainda afirma que a recuperação no número de abelhas pode demorar aproximadamente um ano. “Demora bastante e pode ocorrer de apenas parte das abelhas serem recuperadas. Às vezes, conseguimos voltar apenas 30% da quantidade anterior”, ressalta.

Fonte de Renda

Assim como Oliveira, Engenheiro Coelho conta com outros apicultores que usam da produção de mel como complemento ou parte principal da renda mensal. Sendo assim, além da morte dos animais, o problema tem causado perca de rendimento para diversas famílias. O Portal Coelhense ouviu outros criadores da cidade que estão passando pelas mesmas dificuldades, mas que preferiram não se identificar para a reportagem. Todos lamentaram a situação.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.