16/12/2019

Aplicativo de celular "Olho na Escola" é implementado em Engenheiro Coelho

Objetivo do novo recurso é a interação entre a escola e a sociedade civil, incentivando a participação direta dos pais nas atividades escolares

Da redação

Com intuito de orientar e monitorar as mudanças que se fazem necessárias nas escolas paulistas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou recentemente o aplicativo ‘Olho na Escola’ – uma ferramenta que será um canal hábil a contribuir para a melhoria da qualidade da Educação nas mais de 12 mil escolas da rede pública.

Em Engenheiro Coelho as escolas municipais já estão envolvidas para a implementação do recurso. Regis Forner, Supervisor de Ensino do município comentou sobre as expectativas. “O aplicativo “Olho na Escola”, é uma iniciativa do Tribunal de Contas com o apoio das prefeituras do Estado de São Paulo e a Secretaria de Educação. A ideia é que ele seja um canal de comunicação entre as escolas e a sociedade civil. Para que chegue até nós críticas, elogios e sugestões, para que a escola tenha uma gestão mais democrática, já que por muitas vezes fica difícil a participação direta da família nas atividades da escola”, explica.

“Nesta quinta-feira (12), nas reuniões de pais nas escolas, já foi feita a divulgação do novo recurso. Espero que isso possa incentivar a participação dos pais nas atividades da escola, tanto presencialmente quanto por este aplicativo. E também, que isso melhore a fiscalização dentro das escolas”, finaliza.

Como funciona

O ‘Olho na Escola’ – que já está disponível para download nas lojas digitais de aplicativos Play Store e Apple Store – dará oportunidade a todos: pais, alunos, professores, diretores e funcionários de escolas, e também à população, para que enviem sugestões, elogios e recla-mações sobre uma ou mais unidades escolares. Do total de 12.771 escolas, 9.822 fazem parte da rede estadual e outras 2.949 da rede municipal – exceto as da rede da Prefeitura de São Paulo.

As mensagens de elogios, sugestões ou reclamações – que também poderão conter vídeos e fotos – serão visualizadas pelo gestor responsável da escola e o interessado poderá acompanhar o seu andamento, desde a ciência do Diretor da Escola até a solução.

Registrada a mensagem, o sistema dará encaminhamento e obterá ciência do Diretor da Escola, que se manifestará e registrará as ações que irá fazer para finalizar o assunto. Caso a mensagem não seja respondida em um prazo de 15 dias, o aplicativo repetirá a notificação, desta vez para a ciência e manifestação do Diretor Regional de Ensino ou Secretário Municipal. Ao final de todo o processo, há a opção para o usuário avaliar o atendimento.

O TCE disponibilizou um infosite (www.tce.sp.gov.br/olhonaescola) com todas as informações e orientações sobre as funcionalidades do ‘Olho na Escola’. Também é possível acessar, no canal oficial do TCE no Youtube, por meio do link http://bit.ly/2pSb09c, um vídeo tutorial que orienta e apresenta os propósitos do aplicativo.

A plataforma, compatível com tablets e smartphones – tanto para o sistema operacional An-droid quanto IOS, foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), com dados do Sistema de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), e não gerou custos externos para o TCE.
……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.