23/10/2019

Atrasos dos ônibus intermunicipais causa transtorno aos moradores de Engenheiro Coelho

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) diz que irá avaliar a operação da linha 608 e estudar a implantação de uma nova tabela horária com o objetivo de melhorar o atendimento aos passageiros

Priscila Vasconcelos

As irregularidades dos ônibus intermunicipais continuam a atrapalhar a vida dos moradores de Engenheiro Coelho. Há alguns dias diversos moradores voltaram a criticar os atrasos constantes nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que opera pelo Consórcio BUS+. Em especial os que utilizam a linha 608 (Cosmópolis/via Unasp), que passa por Engenheiro Coelho, Artur Nogueira (SP) e Cosmópolis (SP).

Os atrasos dos ônibus têm sido de 20 minutos para mais. Na última quarta-feira (16), o ônibus das 8h20 (horário que saí da rodoviária) deveria chegar até no máximo 8h35 no ponto de ônibus do Bairro Universitário, que fica na região do UNASP, Centro Universitário Adventista de São Paulo, mas este chegou às 9h07.

Os munícipes demonstram frustração em meio a situação, como o caso Maria Ângela, vendedora ambulante. “Eles têm passado com 20 minutos de atraso para mais, e todos os dias. Estou perdendo horas de trabalho por causa destes atrasos, então não vendo o bastante. Estou ficando sem pagar minhas contas”, afirma.
Ainda relembra de um problema já tratado em outra matéria do Portal Coelhense. “O motorista não pode dirigir, e ao mesmo tempo, ser o cobrador. Ele não tem culpa, pois não tem como ele exercer duas funções assim, isso não está certo. Algo precisa ser feito”, reitera.
Professor na cidade de Cosmópolis, Jairo usa o transporte para chegar até o município e também expressa seu aborrecimento quanto ao caso. “Ontem, terça-feira, eu deveria estar em Cosmópolis às 9h40 em sala de aula. Mas por conta do atraso, eu tive que transferir a aula para hoje, e de novo o ônibus está atrasado. Entendo que ocorram situações de imprevistos, como por exemplo, o recapeamento da rodovia Pastor Zeferino Vaz. Porém, os atrasos já acontecem há meses, então o recapeamento não é o motivo principal”, declara.
A situação também tem afetado moradores que trabalham no município de Artur Nogueira (SP). “Todos os dias eu pego esse ônibus e todos os dias ele chega muito atrasado. Já tomei até uma advertência no serviço, por chegar após o horário. Isso tem nos prejudicado muito. Tenho ouvido muita gente reclamar, alguém precisa tomar uma providência”.
EMTU
Em nota a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) disse que irá avaliar a operação da linha 608 e estudar a implantação de uma nova tabela horária com o objetivo de melhorar o atendimento aos passageiros.

E explica que “o serviço é fiscalizado com regularidade e quando os horários programados não são cumpridos o Consórcio Bus+, que opera a linha, está sujeito a multa estabelecida em contrato de concessão”.

Os usuários podem registrar as reclamações na Ouvidoria, por meio do site da EMTU. É importante especificar o número da linha, prefixo do veículo, data e horário das irregularidades apontadas.

BUS+

A equipe de reportagem do Portal Coelhense entrou em contato com a assessoria de comunicação do Consórcio BUS+, que mandou em nota um posicionamento quanto ao cenário atual. Segue nota na íntegra:

“Referente ao atraso do dia 16/10, o veículo já partiu atrasado de Cosmópolis devido às obras de recapeamento em Engenheiro Coelho.

Retirada dos cobradores: Não haverá retorno da função. A retirada, autorizada pelo órgão gestor, foi necessária para que haja equilíbrio econômico-financeiro do contrato. O uso dos cartões BUS+ tornam os embarques e, consequentemente, as viagens mais rápidas pois, com eles, não há necessidade de troco.

Referente aos atrasos ocorridos nos demais dias na linha 608, o problema já havia sido identificado pelo Consórcio BUS+. Os principais motivos referem ao trânsito e obras ao longo do itinerário. E, para solucionar o problema, no dia 27 de setembro, ou seja, há quase um mês, foi enviada uma proposta para EMTU no sentido de adequar o ciclo da linha. Em síntese, o problema de horário dessa linha só será resolvido quando houver a aprovação da proposta de mudança pelo órgão gestor. Estamos aguardando o retorno.

Os ônibus da linha só conseguem cumprir os horários quando não há intercorrência com o trânsito e, infelizmente, a cada dia que passa há mais veículos nas ruas. Hoje em dia, com o aparecimento do transporte por aplicativo, milhares de veículos passaram a circular nas ruas e estradas da RMC. Para que você tenha uma noção, apenas em Campinas são cerca de 16 mil carros a mais nas ruas todos os dias”.

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.