07/06/2018

Biblioteca realiza contação de histórias para crianças de Engenheiro Coelho

Ação ocorre desde 2013

Michael Harteman

O ônibus para em frente a Biblioteca Municipal e, em seguida, dezenas de crianças entram no prédio. Lá dentro, em meio aos milhares de livros, elas ouvem uma boa história. O fato tem acontecido diariamente devido a uma ação da Prefeitura Municipal, que visa aproximar crianças e livros.

A diretora da biblioteca, Ivana Hereman, explica que a ideia surgiu quando ela percebeu que as crianças não frequentavam a biblioteca. “Não tinham o habito de vir para cá, de pegar um livro, aí surgiu esse desejo de traze-las pra cá, foi quando criamos a contação de histórias”, comenta a diretora. O projeto, que começou em 2013 leva, uma vez por ano, todas as crianças da rede municipal de ensino para a biblioteca. “No início nós apenas deixávamos o a pessoa que ia contar histórias no local e as crianças eram livres pra vir, depois começamos a trazer as salas de aula pra cá”, conta Ivana.

Ver as crianças tendo contato com as histórias e livros é algo que satisfaz a diretora. “Nós mesmos deixamos de contar histórias para eles, o que queremos hoje é que eles saiam um pouco dos celulares e computadores e resgatem o habito da leitura”, comenta. Além disso, Ivana afirma que após o início do projeto as crianças passaram a frequentar mais o espaço. “Começaram a pedir para os pais pra trazerem eles pra cá e também para pegar livros, é muito bonito, dá pra ver no olhinho deles como eles apreciam as histórias”, exclama.

A diretora acredita que mais de 1200 crianças passam pela biblioteca para ouvirem as histórias entre os meses de abril e junho. “A leitura é tudo, é o que faz a fantasia e o que move a criança. A criança vive do lúdico, a história traz isso. Uma criança leitora vai escrever e falar melhor. Esse trabalho é muito importante”, afirma a diretora.

Sempre com muita paixão e desenvoltura, a professora Juliana Cintra da Cruz Soares se diz muito feliz com o trabalho realizado. “Minha vó e tia eram professoras, cresci no num meio de muitas histórias, gosto bastante deste universo”, conta Juliana. A professora começou a desenvolver seu trabalho como contadora de histórias há quatro meses, sem nenhum curso. “Fui aprendendo na prática, acho lindo esse trabalho, acredito que com as histórias as crianças podem aprender as coisas com mais facilidade”, afirma a professora.

A Biblioteca Municipal de Engenheiro Coelho fica localizada na Rua Alexandre Bonin, Jardim Brasil.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.