19/01/2020

Bispo da Igreja Católica de Engenheiro Coelho toma posse em Limeira

Dom José Roberto Palau será o sexto bispo a assumir a Diocese de Limeira; ele foi escolhido pelo Papa logo após Dom Vilson renunciar do cargo

Henrique Oliveira

Com a presença de muitos fiéis, autoridades e alto clero, o novo bispo da Diocese de Limeira, que comandará as igrejas católicas de Engenheiro Coelho, tomou posse neste sábado na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no centro de Limeira (SP).
A catedral ficou lotada, e aqueles que não conseguiram um lugar dentro da igreja puderam assistir toda a cerimônia de um telão instalado frente ao templo para assistir a posse de Dom José Roberto Fortes Palau,
Os fiéis católicos viram a presença de todos os padres das 16 cidades da Diocese presentes na cerimônia. Todos com um padrão de vestimenta, tomaram seus lugares na catedral e puderam ver a chegada do sexto bispo da história da Diocese.

Em sua entrada, Dom José Roberto aspergiu o povo com água benta e ladeado por bispos de diversas localidades do estado de São Paulo.
Na cerimônia estiveram presentes o cardeal-arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer, o arcebispo de Aparecida (SP) Dom Orlando Brandes e o arcebispo de Campinas (SP), Dom João Inácio que deu início e as boas vindas ao novo bispo de Limeira.
Apesar do forte calor dentro da catedral, os católicos saudaram ‘calorosamente’ o novo bispo que recebeu um crucifixo e sentou pela primeira vez na ‘cátedra’ da Diocese de Limeira. Este, um dos rituais mais importantes na posse de um bispo.

Representando as autoridades civis do município, o prefeito de Limeira Mário Botion, e a primeira-dama, presentearam Dom José Roberto com livros que contam a história da cidade e disse que ‘Limeira o recebe de braços abertos com a difícil missão de evangelizar os limeirenses’.
Católicos de diversas cidades que compõem a diocese estiveram presentes.
O novo bispo será encarregado de administrar 94 paróquias e 112 padres diocesanos e outros membros da ordem católica, como ordens religiosas femininas nas 16 cidades, que juntas compõem mais de 1 milhão de habitantes.

Dom José Roberto Fortes Palau (55) é natural de Jacareí (SP) onde foi padre e logo reitor de seminários católicos. O novo bispo é mestre em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia de Teresianum (Roma) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ).
Ele será o sexto bispo da Diocese de Limeira. Foi nomeado pelo Papa Francisco logo após o pedido de renúncia de Dom Vilson de Oliveira em 2019.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense

 

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.