21/02/2019

Campanha contra dengue acontece nesta sexta em Engenheiro Coelho

Agentes de saúde realizarão trabalho de casa em casa

A  Secretaria da Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizará nesta sexta-feira (22) de  fevereiro, a Campanha “Engenheiro Coelho contra o Aedes”.  De acordo com o Diretor de Vigilância em Saúde, Dr. David Forner, um trabalho de casa em casa para a conscientização da população, será realizado em no município. Forner ressalta a importância dos moradores contribuírem, autorizando a entrada dos agentes.

“Esse trabalho será desenvolvido em toda a cidade, por isso, importante que todos os moradores nos recebam. Além da visita in loco, vamos orientá-los sobre a importância da limpeza e informações a respeito da doença”, explica do diretor.

Ao longo da semana foram desenvolvidas diversas atividades de mobilização contra o Aedes nas escolas municipais de Engenheiro Coelho para que crianças influenciem os pais para cuidados contra o mosquito. “A nossa maior preocupação é que o sorotipo 2 do vírus circule na cidade, causando uma epidemia, e esse sorotipo já esta circulando no Estado de São Paulo. Só assim, com a união de todos, é que vamos conseguir vencer o mosquito”, afirma Forner.

Dengue

A dengue é uma doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Picornaviridae, gênero Flavivírus e que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica que é semelhante à causada pelo sarampo. Em uma pequena proporção de casos, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica com risco de morte, resultando em sangramento, baixos níveis de plaquetas sanguíneas, extravasamento de plasma no sangue ou até diminuição da pressão arterial a níveis perigosamente baixos.

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.