13/04/2019

Campanha de vacinação contra a gripe se inicia em Engenheiro Coelho

Crianças de seis meses a seis anos, idosos e profissionais da saúde devem procurar a  Sala de Vacina para receberem a dose contra a gripe

Da redação

O departamento de Saúde de Engenheiro Coelho começou a campanha de  vacina contra a gripe nesta quarta-feira (10). Crianças de seis meses a seis anos, idosos e profissionais da saúde devem procurar a  Sala de Vacina para receberem a dose contra a gripe.

A vacina protege contra três subtipos do vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. O grupo de risco e que fazem parte ainda do grupo prioritário são as gestantes, professores, mulheres que deram à luz há no máximo 45 dias, pessoas com doenças crônicas ou condições
clínicas especiais.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a Campanha irá até 31 de maio e, para intensificar a vacinação, haverá atendimento em horário especial nas terças e quintas, das 18h às 20h30. Outra medida importante é que as UBS’s estarão agendando uma data para a vacinação em acamados.

Segundo o Dr. David Forner, Diretor de Planejamento e Vigilância em Saúde, a vacina começa a fazer efeito em no máximo quatro semanas e é útil por aproximadamente doze meses. “Entre abril e outubro, período de inverno, ocorre a maior incidência da doença”, afirma Forner. Ainda segundo o Diretor tosse, febre alta, dores (muscular, de cabeça e de garganta), e irritação nos olhos e nos ouvidos são os principais sintomas. “A melhor maneira de se prevenir é tomar a vacina; lavar sempre as mãos e evitar contato com os olhos, nariz e boca; e cobrir a boca quando tossir ou espirrar”, explica.

Todos os subtipos da gripe são transmitidos pelo contato com gotículas da saliva e com secreções respiratórias de pessoas infectadas. O vírus presente nessas partículas pode ficar ativo por horas em maçanetas, roupas, portas e outros objetos. Basta tocar em um deles e depois colocar a mão na boca ou nos olhos. Daí por que os especialistas pedem tanto para a gente lavar as mãos com frequência.

Serviço

Endereço: Rua 13 de Maio, n.º 103, Centro  (antigo prédio da CLIMEC)

Horário:  8h às 16h30.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.