12/12/2017

Casa da Agricultura apresenta técnicos do IBGE em Engenheiro Coelho

Reunião aconteceu na última segunda-feira (4)

Nathália Lima

A Casa da Agricultura de Engenheiro Coelho realizou, no início desta semana, a reunião de apresentação da equipe que deve atuar no município para realização de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Durante a reunião também foi explicado como está sendo feito o trabalho.

Cinco pessoas fazem parte do time e estiveram presentes na reunião, juntamente com o coordenador de subárea do Censo Carlos Arroyo Junior, a técnica do IBGE Tami Maekawa, a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura Margarida das Dores Paes Delgado e os técnicos Oseas Braga Grangeiro Filho e Adailton Fávero. Os recenseadores que farão o trabalho no município coelhense são: Mayra de Souza Barbosa, Jhonatan dos Reis Sales e Dirceu Gomes Ferreira, e os supervisores: Paulo Jardel dos Santos Carneiro e Robson de Oliveira Neiva.

De acordo com Margarida, o Censo Agropecuário será realizado em todos os estabelecimentos agropecuários situados no território nacional. “Este tipo de estabelecimento abrange toda unidade de produção ou exploração dedicada, total ou parcialmente, a atividades agropecuárias, florestais e aquícolas”, explica a diretora.

“Independentemente de seu tamanho, de sua forma jurídica ou de estar na área rural ou urbana, todo estabelecimento agropecuário tem como objetivo a produção, seja para venda (comercialização da produção) ou para subsistência (sustento do produtor ou de sua família)”, acrescenta.

Segundo Carlos Arroyo Junior, coordenador de subárea do IBGE e responsável pelo município coelhense, é imprescindível que todos aqueles que têm comércios e/ou estabelecimentos relacionados aos temas da pesquisa estejam aptos a receber os participantes da equipe e responder suas perguntas. “Se o morador não puder atender o recenseador no momento, pedimos para que agende a entrevista para uma data bastante próxima. A entrevista pode, se for necessário, ser realizada em outro local no município”, explica o coordenador. “Lembramos também que os deslocamentos dos recenseadores são pagos com recursos públicos, e por causa disso, é bastante importante que sejam evitados deslocamentos desnecessários do recenseador, como a necessidade de ele visitar várias vezes um mesmo estabelecimento agropecuário”, assevera Junior.

Sobre o trabalho a ser realizado pela equipe, os organizadores da pesquisa explicam que os recenseadores (técnicos responsáveis pela pesquisa no município) terão como referência um mapa baseado na lista prévia de estabelecimentos levantados no Censo Agropecuário 2006, e alguns identificados durante o Censo Demográfico 2010, em que constam cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos.

O Censo deve servir como chamariz para o o setor agropecuário do município, e possibilitará que agentes públicos criem políticas para ajudar as pessoas do campo. Em municípios onde o setor agropecuário é bastante ativo, como Engenheiro Coelho, o Censo é importante porque pode dar visibilidade ao município. “Através do Censo a atividade agropecuária do município de Engenheiro Coelho ficará mais conhecida e poderá atrair investimentos que ajudarão no seu crescimento”, acrescenta Carlos Arroyo Junior. “É comum empresas procurarem o IBGE por dados estatísticos para saber quais municípios têm o melhor perfil para o investimento delas”, finaliza o coordenador.

Conheça os técnicos que atuarão em Engenheiro Coelho: 

Censo Agro

O primeiro Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola aconteceu em 1920 e, em 1936, foi fundado o IBGE, que passou a ser o responsável pela sua realização. De 1940 a 1970, os Censos Agropecuários foram realizados de dez em dez anos e, a partir de então, passaram a ocorrer a cada cinco anos. Em 1990 não foi possível a sua execução, sendo realizado somente em 1996.

De acordo com dados do Instituto, último Censo Agropecuário foi realizado em 2007, sendo o primeiro Censo do Século XXI e um dos primeiros a utilizar equipamentos digitais para coleta de dados em substituição ao questionário em papel. Em nota, o IBGE informou que “o Censo Agropecuário 2017 é o 11º Censo e faz parte de um processo contínuo de aperfeiçoamento, para conhecer com maior nitidez a realidade do campo do imenso território brasileiro”.

A fase de coleta do Censo Agro, que compreende a aplicação dos questionários a todos os estabelecimentos agropecuários do Brasil, será realizada de 1º de outubro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018.

Sobre o questionário, de acordo com a organização do Censo, a fim de cumprir o planejamento e alcançar os objetivos da pesquisa, este foi elaborado considerando-se como referência o questionário do Censo anterior (2006) e o conteúdo conceitual amparado pelas avaliações técnicas geradas nos diversos fóruns participantes do planejamento da operação, em especial, o Comitê do Censo Agropecuário (interno) e o Fórum de Especialistas e Usuários dos Dados do Censo Agropecuário.

Leia mais: 

Engenheiro Coelho passará por senso do IBGE ainda este ano 

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.