16/06/2020

Engenheiro Coelho contabiliza 33 casos positivos para coronavírus

Prefeito de Engenheiro Coelho pronuncia que será mais rígido quanto a prevenção da Covid-19

 

Da redação

O prefeito Pedro Franco (MDB) fez um pronunciamento nesta terça-feira (16), por meio de um vídeo em uma rede social, relatando sua preocupação com o número de casos de infectados pelo coronavírus em Engenheiro Coelho. Até o momento do vídeo, a cidade registrava oito novos pacientes contaminados pela Covid-19. No fim da tarde de hoje, mais três casos foram notificados pelo boletim epidemiológico. Ao todo, o município conta com 33 casos positivos e 23 que aguardam resultado do exame.

No início do vídeo, Pedro Franco diz não estar preocupado em política e sim, com a saúde da população. “Por isso faço esse vídeo, para pedir o apoio, a compreensão e ajuda de cada um de vocês que moram na cidade”, relata.

No dia 4 deste mês, o boletim informativo notificou 17 casos positivos. Após 12 dias, a cidade contabiliza um total de 33. Esse aumento trouxe preocupação ao município. Por essa razão, o prefeito diz ser mais efetivo na cobrança das leis de prevenção. “Eu tenho percebido que a doença vem se alastrando muito em nossa cidade, e é por isso que vamos agir”, afirma. Além disso, ele diz observar que algumas pessoas não estão tomando as devidas precauções necessárias, e então pede a ajuda de todos.

“Nós não queremos prejudicar ninguém, mas queremos que andem dentro da lei”, expõe prefeito ao abordar sobre os comércios. Segundo ele, alguns tem tomado as precauções, mas outros não. Ele também pede para que o comerciante exija que ao cliente adentrar o estabelecimento esteja usando máscara; que o empresário deva delimitar o número de pessoas dentro do local e disponibilizar álcool em gel na entrada do comércio.

No vídeo, Franco também relata ter pessoas internadas na Santa Casa e, outras, na humanitária de Limeira, além de ter outras em Campinas. E por meio desse cenário ele traz a reflexão. “Agora imagine vocês, se amanhã ou depois, chegar na nossa rede de saúde, e a gente procurar um lugar para encaminhar e a gente não encontrar um leito, não encontrar um respirador”, adverte. “Nós tivemos a preocupação e montamos dois leitos de semi UTI em nossa cidade, mas a gente sabe que não é o suficiente. Por isso precisamos da ajuda de todos”, complementa.

O Prefeito enfatiza que gostaria que todos entendessem o seu recado, para não chorar o leite derramado ou tentar achar um culpado, se algo de pior acontecer. “Estou sendo repetitivo exatamente para que você entenda a necessidade de estar se preocupando”, reafirma.

De acordo com seu pronunciamento, a Vigilância Sanitária, com a Guarda Municipal e a Polícia Militar irão fazer um trabalho mais rigoroso. “Talvez vocês podem pensar que estou sendo muito rígido com as determinações. Mas isso tudo é pensando em você, é pensando no seu melhor, pensando na sua família”, pontua.

O prefeito também agradece aos profissionais de saúde pelo desempenho e pede compreensão da população para reconhecer que essas pessoas da saúde estão preocupadas com os munícipes. “Vamos deixar a crítica de lado e vamos nos unir para fazer com que isso suma da nossa cidade, esse problema dentro de uma semana que deixou, todos que acompanham, amedrontados. Por que de 17 casos passamos pra 30 e mais cinco pessoas esperando o resultado. Isso pode ir para 35 casos até amanhã e, sabemos mais quantos virão se não tomarmos as devidas precauções”, enfatiza.

Além de expor sua preocupação, Franco orienta à todas as pessoas que estiverem com algum sintoma parecido com o coronavírus – coriza, espirro, febre, mal-estar no corpo – que não vá ao pronto socorro. O lugar que está analisando e fazendo teste nas pessoas que tenham algum tipo de suspeita, é no PSF1, próximo a Prefeitura. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira da 13h às 22h e, nos finais de semana, 7h às 19h.

Após fazer agradecimentos aos vereadores, representantes religiosos, profissionais de saúde e funcionários da Prefeitura, o prefeito pediu a todos que assistiram o vídeo para orar pelos os internados nos hospitais e, em especial, ao motorista da ambulância (conhecido como gordinho) que se encontra internado na UTI em Limeira.

Boletim atual

Em nota, a Prefeitura de Engenheiro Coelho informa que em relação aos 33 casos positivos, 25 estão curados, sete em quarentena/isolamento domiciliar e em bom estado de saúde e um internado. Quanto aos 23 casos que estão aguardando resultado, 20 estão em quarentena/isolamento domiciliar e em bom estado de saúde e três estão internados.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.