08/06/2018

Citricultura é o principal ramo de exportação de Engenheiro Coelho

Dia do citricultor é comemorado nesta sexta-feira (8)

Da redação

É comemorado nesta sexta-feira (8) o dia do citricultor, profissional que cultiva frutas como laranja, tangerina ou limão. Em Engenheiro Coelho, diversos produtores fazem com que a cidade tenha esse ramo como o carro-chefe da economia.

Alguns números ajudam a entender a importância da citricultura na cidade. Entre os meses de janeiro e maio de 2018, Engenheiro Coelho acumulou US$ 12,04 milhões em exportações. Desse montante, 79% se refere a insumos de frutas, o que corresponde a US$ 9,47 milhões.

E quando se fala em produção de frutas, praticamente todo o montante é relativo a laranja. Além disso, a parte restante, ou seja, 21% dos ganhos com exportações, também tem alguma ligação com a citricultura, já que muitos itens são de subprodutos da fruta.

Emílio César Fávero é diretor comercial da Alfacitrus, empresa que produz 60 mil toneladas de frutas por ano. Ele conta que o trabalho e a empresa são geridas pela terceira geração da família. “Meus avós começaram com isso aqui e foi crescendo. Hoje somos uma instituição que emprega 150 pessoas e mais de 500 em época de colheita. Temos um papel social no município”, exclama Fávero.

O diretor é apaixonado pelo que faz e fala com alegria do ramo de citricultura. “Nós convivemos com a laranja há muito tempo e admiramos esse produto. É gratificante saber que vendemos algo totalmente saudável e que não tem contraindicação”, explica o empresário.

Além disso, o citricultor conta que uma das maiores alegrias que tem é ver a transformação que um pomar pode fazer. “É muito gratificante olhar pra um terreno que era apenas pasto e se transformou num local cheio de frutas, um terreno que gera vida”, comemora.

No Brasil, a Citricultura começou a ser praticada entre os anos de 1530 e 1540. O dia do citricultor foi instituído em 1969.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.