14/09/2024

Clima seco e má qualidade do ar agravam onda de calor

CPTEC prevê média de temperatura para Engenheiro Coelho neste fim de semana, em período de calor intenso e acúmulo de fumaça de incêndios

Céu após incêndios no interior de São Paulo, em 23 de agosto | imagem: Felipe Pessoa

Da redação

A previsão do tempo, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), para este fim de semana em Engenheiro Coelho, não registrou grandes alterações de temperatura em relação ao que vinha sendo previsto anteriormente.

Para este sábado, 14, a previsão é que a temperatura mínima seja de 18°C e a máxima de 35°C, com poucas chances de chuva – por volta de 5%.

No domingo, 15, a expectativa é que ambas as temperaturas caiam entre dois e três graus, ficando em 16°C e 32°C. As chances de chuva também devem permanecer em 5%.

Entretanto, o aspecto que mais tem influenciado a sensação térmica em boa parte do país nos últimos dias é, além do calor, a baixa umidade do ar. No início desta sexta-feira (13), um alerta vermelho de onda de calor, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, incluiu Engenheiro Coelho entre as cidades que deveriam ficar sob alerta. “Risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período maior que cinco dias”, dizia a mensagem do INMET.

Ainda na sexta-feira, durante a tarde, a temperatura registrada se aproximava da máxima prevista para os próximos dias. Por volta das 15h, a cidade marcava 36°C, com sensação térmica de 37°C.

Engenheiro Coelho, assim como várias outras cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital, registrou um baixo índice de qualidade do ar. Na sexta-feira, a umidade relativa do ar, segundo o AccuWeather, empresa internacional de previsão do tempo, marcava 17%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o corpo humano varia entre 50% e 60%.

AccuWeather/reprodução

Outro fator que agrava a má qualidade do ar respirado na região é a quantidade de incêndios registrados no estado de São Paulo. Na terça-feira (10), a Defesa Civil de SP emitiu um alerta que estendeu o risco elevado de incêndios para todo o estado.

“A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), renovou até o próximo sábado (14) o alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado”, diz o comunicado, apontando também que algumas regiões do estado podem registrar temperaturas de até 39°C e níveis de umidade relativa do ar em torno de 20%. “Nos próximos dias, o Estado de São Paulo será dominado por um clima seco e estável. Sem previsão de chuvas, a atenção se volta para a elevação gradual das temperaturas, que trarão uma sensação de calor e um ambiente abafado em todo o território paulista”, completa o alerta.

O comunicado também inclui uma previsão para a Região Metropolitana de Campinas. “Nas regiões de Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, temperaturas máximas de 34°C, com umidade relativa do ar abaixo dos 25%”, informa.

O Ministério da Saúde, comandado por Nísia Trindade, tem monitorado os incêndios em todo o Brasil e dado recomendações à população sobre como mitigar os danos causados pela fumaça.

“Precisamos trabalhar para mitigar todos os efeitos, que são bastante sensíveis à saúde, alguns de curto prazo e outros que exigem acompanhamento, afetando sobretudo as pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos, de maneira mais intensa”, declarou Nísia em uma reunião ministerial nesta quarta-feira (11).

Veja algumas recomendações do ministério para a população:

  • Aumentar a ingestão de água potável e procurar locais mais frescos;
  • Evitar atividades físicas em áreas abertas;
  • Manter distância dos focos de queimadas;
  • Pessoas com comorbidades, crianças, gestantes e idosos são mais vulneráveis aos efeitos da exposição à poluição do ar e ao calor extremo e precisam de cuidados maiores, além de manter as consultas médicas em dia;
  • Em caso de sintomas como náuseas, vômitos, febre, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas na cabeça, no peito ou abdômen, buscar atendimento médico imediatamente.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.