24/09/2024

Coelhenses podem fazer cursos gratuitos de empreendedorismo

Com crescimento no número de novas empresas em Engenheiro Coelho, empreendedores podem buscar se especializar

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da redação

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o número de trabalhadores autônomos no Brasil chegou, em 2023, na marca de 29,9 milhões. O estado de São Paulo, em que fica situada a cidade de Engenheiro Coelho, ocupava em 2021 o quinto lugar no ranking que mede a taxa de empreendedorismo entre países. A marca paulista foi, naquele ano, de 31,4%, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Engenheiro Coelho é conhecida por ter destaque no segmento da agricultura, mas o empreendedorismo na cidade não se limita a este ramo. Até agosto de 2024, houve registro de 51 novas empresas na cidade. Destas, 15 atuando pela internet. No mês, 8 novas empresas se instalaram, 1 com atuação pela internet. Estes números expressam aumento em relação ao mês anterior. Em todo o ano de 2023, 77 empresas foram registradas.

No entanto, a categoria dos autônomos e empreendedores também enfrenta alguns desafios. Dentre os quase trinta milhões de autônomos expressos pela PNAD, por exemplo, apenas 9,9 milhões estavam registrados no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ.

Entre os fatores que podem desmotivar trabalhadores autônomos a registrar um CNPJ estão, principalmente, questões tributárias e burocráticas. Como a necessidade de pagar impostos associados ao título de pessoa jurídica.

Um maior leque de conhecimento voltado ao empreendedorismo pode, no entanto, ajudar quem passa por estes desafios. Confira alguns dos cursos online gratuitos oferecidos pelo Sebrae para quem é empreendedor.

PARA ABRIR UMA EMPRESA – INICIANDO UM PEQUENO GRANDE NEGÓCIO

Neste curso, a proposta é prestar auxílio para desenvolver habilidades de empreendedorismo e transformar uma ideia em grande negócio.

“O curso oferece noções básicas essenciais que ajudam na prática de implementação do negócio a partir de estudos de caso e atividades concretas”, descreve o Sebrae.

O curso é online, com prazo de conclusão de 30 dias, duração de 30 horas e se destina a quem deseja se tornar um empresário.

APRENDER A EMPREENDER

Este curso tem como objetivo ensinar quais características comportamentais um empreendedor deve ter, além de habilidades voltadas para a tomada de decisões, seja para abrir seu próprio negócio ou aprimorar um já existente.

“Com o curso Aprender a empreender, você entenderá como funcionam as definições de mercado, o marketing aplicado no cotidiano e a apuração dos resultados em um negócio” descreve o site.

O curso é online, com prazo de conclusão de 30 dias, duração de 16 horas e se destina a microempreendedores individuais, candidatos a empresário e estudantes.

COMO FORMALIZAR SEU NEGÓCIO COMO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Por último, este curso pretende mostrar os benefícios e o passo a passo de se formalizar como microempreendedor individual e quais os riscos em manter uma empresa informal.

“O curso Formalização para Começar Bem é voltado para pessoas interessadas em abrir ou formalizar um negócio. Nele serão apresentados quais são os tipos de porte de empresa, suas limitações, bem como os direitos e deveres adquiridos ao se formalizar”, descreve o site. “Nele também será ressaltada a importância da construção do plano de ação e da legalização do negócio.”

O curso é online, com prazo de conclusão de 15 dias, duração de 4 horas e se destina a microempreendedores individuais e candidatos a empresário.

Todos os cursos têm certificado gratuito e com verificação de autenticidade.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.