03/03/2020

Comerciantes reclamam de mudanças no trânsito em Engenheiro Coelho

Ciclovia e Ruas de sentido único acabaram gerando transtornos para comerciantes e moradores

Mariana Avanzzi

Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito (SESETRAN), realizou  alterações  nos sentidos do tráfego em ruas do centro de Engenheiro Coelho. No entanto, a medida que visava trazer melhorias e mobilidade urbana não agradou parte da população e principalmente os comerciantes. Arcizo Felix, presidente da Associação Comercial, alega que o comércio não foi ouvido e relata dificuldades nos estabelecimentos pelas modificações realizadas.

O projeto que foi implatado no ano passado tinha como intuito melhorar a fluidez e segurança viária da região. As principais mudanças foram nos sentidos das ruas 7 de setembro, Pedro Hereman e Pedro Forner. Com as alterações, foi feito um novo roteiro para as ruas da cidades, instalou-se ciclovias e faixas rebaixadas para deficientes físicos. Na época, Marcelo Purcelo, secretário de Segurança e Trânsito diz ter feito uma mensuração das ruas e avenidas do município, e constatou mediante estudos, que algumas ruas teriam que se transformar em sentido único, para possibilitar a implantação das ciclovias com segurança.

O Presidente da Associção Comercial de Engenheiro Coelho, Arcizo Felix, esteve no Portal Ao Vivo na tarde desta segunda-feira (02) e relatou problemas no comércio por causa dessa implantação. Segundo ele, os comerciantes não foram ouvidos. “Acontece que essa implantação não foi feita em conjunto com o comércio. Precisamos saber do prefeito se isso pode ser mudado, pois é um anseio de nós comerciantes e da população. Além das vias que viraram de mão única a ciclovia tirou todo o estacionamento de frente as lojas. Isso está gerando reclamações constantes e queremos que realizem modificações, pois prejudicou muito os comércios”, afirma Felix.

O Presidente também oficializou a reclamação na última sessão da Câmara de Vereadores de Engenheiro Coelho, mas até o momento, o Executivo não se manifestou. Além dos comerciantes, a medida não foi bem recebida também por parte da população. Hilda Silva Martins é moradora de Engenheiro Coelho e conta que a implantação dificulta os moradores. “Para ir ao banco eu tenho que dar uma volta imensa. Achei desnecessário fazer isso em uma cidade tão pequena. Eu entendo que fizeram com a intenção de ajudar, mas isso deve ser revisto porque ficou inviável o que está acontecendo. A cidade não tem muitas opções e acabamos dando a maior volta para chegar em qualquer lugar no centro.”, opinou a moradora.

Posicionamento da Prefeitura de Engenheiro Coelho

O Portal Coelhense entrou em contato com a Prefeitura de Engenheiro Coelho, lhes enviando os questionamentos feitos pelo Felix. Segundo a Prefeitura, as modificações foram feitas com base em estudos, levando em consideração a segurança dos motoristas e dos pedestres, em especial os alunos da Escola Antônio Alves Cavalheiro. Os semáforos foram instalados nos pontos mais críticos, onde já foram registrados muitos acidentes.

A Prefeitura afirma ainda que “Hoje a cidade possui o Plano de Mobilidade Urbana, elaborado pela conceituada Universidade São Francisco, e que prevê estas e outras melhorias. Para a concretização deste projeto, foram feitas audiências públicas com o intuito de ouvir a opinião da população”.

Sobre a ciclo-faixa, atualmente os modais de transporte preveem o uso deste modelo, que garantem um espaço seguro para os ciclistas transitarem, bem como incentiva o cidadão a utilizar a bicicleta como forma de se locomover, reduzindo o número de veículos nas ruas e consequentemente diminuindo o trânsito e a poluição. Além disso, traz mais qualidade de vida com a prática de exercícios físicos. A Prefeitura afirmou ainda que se coloca a disposição dos comerciantes para ouvir sugestões quanto à matéria.

 

Hoje a cidade possui o Plano de Mobilidade Urbana, elaborado pela conceituada Universidade São Francisco, e que prevê estas e outras melhorias. Para a concretização deste projeto, foram feitas audiências públicas com o intuito de ouvir a opinião da população.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.