30/05/2017

Conheça a história de Engenheiro Coelho

Município tem 26 anos de emancipação

Da redação

Após 26 anos de emancipação e da primeira eleição própria, a cidade de Engenheiro Coelho não para de crescer. Antes de receber esse nome, o município localizado no interior do Estado de São Paulo era conhecido como “Guaiquica”. Por volta de 1910, as terras coelhenses pertenciam a Joaquim Cardoso de Moraes. Mas, devido a intensificação da imigração no início do século, o imigrante belga Pedro Hereman adquiriu as áreas, que passaram a fazer parte da ‘Fazenda São Pedro’.

acervo_forner (1)-1496076347

Sede da Fazenda São Pedro

Dinâmico, Hereman – a cada ano que passava – construía e produzia mais na fazenda, aumentando as colônias existentes e dando equipamentos necessários à sua manutenção. Dessa forma, os investimentos conduziram, em 2 de junho de 1912, à inaugurada da ‘Estação da Estrada de Ferro na Colônia da Guaiquica’, que passou a ser conhecida por ‘Estação de Engenheiro Coelho do Bairro da Guaiquica’.

acervo_forner (7)-1496077144

Casa da diretora da escola e fachada da estação ferroviária desativada

Assim, o nome Engenheiro Coelho foi uma homenagem ao Engenheiro José Luiz Coelho que, na época, era inspetor de estrada de ferro e representante da Fazenda Estadual.

A colônia passou a se desenvolver ainda mais após a construção da estrada que liga Limeira (SP) a Mogi Mirim (SP) em meados de 1939. Todo o cenário estava sendo montado para que, enfim, Engenheiro Coelho atingisse a categoria de distrito pela Lei Estadual nº 2343. A data da conquista foi marcada em 14 de maio de 1980.

A eleição dos primeiros vereadores e do prefeito aconteceu em 3 de outubro de 1991.

acervo_forner (4)-1496077773

Foto aérea de Engenheiro Coelho – 2010

Com apenas 26 anos de emancipação política, além do grande avanço nas áreas agrícola, industrial, serviços públicos e de infraestrutura, a cidade apresenta uma das maiores taxas de crescimento populacional da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Comparando os dados dos últimos dois censos, Engenheiro Coelho foi a segunda cidade que mais cresceu na RMC e a oitava no Estado de São Paulo, com um aumento de 56,7%, passando de 10.033 pessoas para 15.719.

Com uma área de 109,94 km², a economia do município está baseada na agricultura, destacando-se a produção de laranja, de cana-de-açúcar, mandioca, hortaliças, entre outros produtos. Além disso, a composição do setor de serviços é diversificada, com a maior participação a cargo das atividades imobiliárias e serviços prestados às empresas. Na área educacional, creches e escolas compõem o quadro, junto com o campus do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

Mantendo as características de cidade pequena, Engenheiro Coelho tem se destacado entre os municípios da região, sendo considerada um ótimo lugar para se viver, segundo indicadores sociais do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.