04/09/2017

Saiba as principais doenças que matam em Engenheiro Coelho

Doenças do sistema cardiovascular são as que mais acarretam óbitos no município

Nathália Lima

O Portal Coelhense teve acesso às principais doenças que têm matado em Engenheiro Coelho. De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, o problema que mais leva os moradores do município a óbito está relacionado à doenças cardiovasculares. Nestas estão incorporadas doenças do coração, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros problemas.

Um alerta quanto a esse assunto também foi divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que declarou ser esta a principal causa mundial de morte em pesquisa realizada no ano de 2013. Os dados variam de acordo com a faixa etária. Em segundo lugar, em Engenheiro Coelho, as enfermidades que mais causam óbitos são neoplasias, ou seja, todos os tipos de câncer. E a terceira causa computada pela pasta de Saúde do município acontece por causas externas, como acidentes e homicídios.

Em contrapartida, segundo a coordenadora do Pronto Socorro da Família (PSF), Darlene Preuss, os principais casos atendidos nas unidades básicas de saúde são referentes à problemas com hipertensão, diabetes, relacionados a saúde emocional e alterações do aparelho digestivo. O município ainda conta com um grande número de gestantes, o que, consequentemente, infla a quantidade de crianças que dependem do atendimento médico local.

Dicas para a prevenção de doenças 

Questionada, a pasta responsável pela saúde municipal dá algumas sugestões de mudanças comportamentais que, automaticamente, trarão melhorias para as condições de saúde dos moradores. De acordo com Darlene, a primeira e principal dica é investir na educação. “Precisamos orientar nossa população a alimentar-se corretamente, optando por alimentos saudáveis”, argumenta a profissional da saúde.

“A segunda, mas não menos importante sugestão, é incentivar a prática de atividade física. Um corpo bem cuidado está menos suscetível a sofrer de doenças cardiovasculares”, explica. Segundo a coordenadora, a terceira dica para aqueles que querem manter a saúde “em dia” também está ligada à práticas saudáveis e ao cuidado com o corpo. “Precisamos colocar em prática um programa de combate ao não consumo de fumo, álcool e drogas”, finaliza. E acrescenta dizendo que, diminuindo a quantidade do uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, automaticamente os dados de mortes tendem a diminuir.

Leia também: 

Engenheiro Coelho recebe R$ 100 mil para reforma de UBS

Taxa de mortalidade infantil cresce em Engenheiro Coelho

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.