06/09/2017

Consab recolhe 2 toneladas de lixo hospitalar durante sete meses em Engenheiro Coelho

Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental atende sete municípios da região

Da redação

Em apenas sete meses, de janeiro a julho desse ano, o Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental (Consab) recolheu 2,7 toneladas de lixo hospitalar em Engenheiro Coelho.

Os resíduos de serviços de saúde, de acordo com o consórcio, são classificados em grupos – cada um deles com uma destinação diferente. Materiais como algodão, gaze e outras bandagens, além de objetos cortantes como seringas e agulhas, são encaminhados a usinas de tratamento, onde passam por um processo de descontaminação antes de serem enviados para aterros.

Medicamentos vencidos e produtos químicos, por outro lado, são incinerados em usinas certificadas de acordo com as normas ambientais.

Para o presidente do Consab, o prefeito Fernando Fiori de Godoy (PTB), de Holambra (SP), o maior desafio é garantir a adequação no processo de coleta e destinação desse material, minimizando danos ao meio ambiente. “Todo resíduo deve ser tratado com grande responsabilidade. É uma questão de saúde pública. Somos bastante rigorosos nesse sentido”, explica.

Ao todo foram 105, 16 toneladas de lixo hospitalar recolhidos nos sete municípios da região, são eles: Artur Nogueira (SP), Engenheiro Coelho, Conchal (SP), Holambra (SP), Cosmópolis (SP), Cordeirópolis (SP) e Jaguariúna (SP).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.