13/02/2019

Conselho Tutelar apura denúncias de abuso sexual em Engenheiro Coelho

Saiba a quem recorrer em caso de suspeita de violência sexual infanto-juvenil

Mariana Avanzzi

Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a cada 12 segundos uma pessoa é abusada sexualmente no Brasil. O número de vítimas é cada vez maior e apenas 15% desses casos são denunciados. O Conselheiro Tutelar de Engenheiro Coelho, Reinaldo Balbino, explica como proceder quando se tem que enfrentar o problema.

Nesta segunda (11), o Portal Coelhense trouxe a história de uma adolescente, moradora de Engenheiro Coelho, que foi abusada pelo próprio tio e como consequência, engravidou. A vida da jovem foi devastada pelo abuso, e mesmo sem maturidade fez com que ela tomasse decisões que até hoje marcam a vida dela. Balbino afirma que não se pode ter medo de denunciar, pois é a única forma de ajudar meninos e meninas que sofrem com o abuso.

Conselhos Tutelares

Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. A eles cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.

“Qualquer pessoa pode buscar ajuda especializada e este serviço existe e é gratuito. Está disponível na rede pública de saúde. No município coelhense existe o Departamento de Assistência social, vinculado à Secretaria municipal de Ação Social, que conta com equipe multiprofissional composta por assistentes sociais e psicólogas, cujo atendimento é estritamente reservado e sigiloso. As vítimas precisam conhecer melhor este serviço e se sentirem mais seguras a buscar esta ajuda. O atendimento é especializado e os profissionais não atuam fazendo juízo de valores. Respeitam profundamente a vítima, bem como sabem o momento de fragilidade que a vítima está vivenciando”, afirma Blabino.

Outros órgãos que também estão preparados para ajudar como as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher.

Denuncie

Em Engenheiro Coelho você pode denunciar através do telefone (19) 3857 . 7152. O Conselho Tutelar bem como a Secretaria Municipal de Ação Social, da mulher, do idoso e do adolescente ficam localizados na Rua Vereador Adolfo Nimptz, 222, Jd. América (Ao lado do salão da terceira idade).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.