12/04/2019

Curso gratuito de direção cinematográfica será oferecido em Engenheiro Coelho

Inscrições vão até dia 18 de abril

Da redação

Foram abertas as inscrições para oficina de direção cinematográfica artística oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Engenheiro Coelho. A oficina será ministrada pelo Professor Luan Cardoso.

De acordo com a Secretaria, as inscrições vão até o dia 18 de abril e podem ser feitas através do e-mail [email protected] Para efetivação da inscrição, será preciso informar nome, idade, RG e telefone. O aluno também poderá se inscrever pelo formulário disponível na página da Prefeitura de Engenheiro Coelho, no Facebook. Ao todo, serão 20 vagas para jovens acima de 14 anos. A atividade será realizada no dia 24 de abril das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “José Afonso Haeck”.

O objetivo da oficina é trazer, além da noção de como funciona a máquina cinematográfica, a formação de um espectador que interpreta as inúmeras camadas que constituem um filme. As aulas guiarão o participante através de todas as etapas de produção cinematográfica, da direção ao roteiro, da sinopse aos equipamentos necessários para realização plena de um filme.

A proposta é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema através da apropriação da linguagem, diferente de uma aula distanciada do “aluno”, partindo das experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos.

No encontro, será abordada toda a noção de comunicação que o cinema estabelece e entender bem como funcionam coisas tão vitais como a utilização de lentes e assim por diante, dosando e sendo uma aula enérgica – bastante teórica, mais com muitas aplicações práticas.

Sobre o professor

Luan Cardoso é o responsável pela criação do coletivo de cinema “Quixó Produções” fundado em 2010, desde lá, já realizou mais de 20 trabalhos como Diretor de Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, 8 clipes musicais, um documentário sobre o saudoso Cinema Belas Artes – “Cine Belas Artes – Consolação, 2423” – que foi selecionado para o festival de Cuba, e realizou a Produção e Direção Geral do média colaborativo “Críticos Momentos”. Como escritor, Luan tem duas publicações infanto-juvenis e uma coluna quinzenal sobre cinema no site Cine Alerta, vinculado à MTV. Beneficiada com o edital do programa VAI da Prefeitura de São Paulo em 2014, 2015 e 2017, a equipe da “Quixó” pôde instigar novas experimentações e encarar aventuras ainda mais ousadas, como a realização do curta “Identidades”, obra de suspense psicológico que envolve diversos personagens e uma infinidade de técnicos e colaboradores.

Serviços

Data: 24 de abril

Local: Biblioteca Municipal “José Afonso Haeck

Horário: 13h às 17h

 

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.