26/11/2019

Dedicação e paciência são a receita para o sucesso, conta empreendedor de Engenheiro Coelho

Em sua entrevista concedida na última sexta-feira (22), no programa Portal Ao Vivo, o proprietário da AlfaCitrus contou um pouco de sua trajetória, junto a sua família, na produção e na comercialização de citrus na região

Priscila Vasconcelos

Para que uma porção de laranja chegue até o supermercado, e ali espere até que alguém a escolha, ela passa por um longo processo. Primeiro vem a formação da muda, que demora um ano para se desenvolver. Em seguida, após plantar a muda, os frutos só poderão ser colhidos após três anos. E por último, para que esse pomar entre no ápice de produção são mais 10 anos.

Logo, percebe-se que a dedicação e a paciência são os principais aspectos de sucesso para um empreendedor no ramo dos citrus. Tais características não faltam a Emílio Favero, sócio- proprietário da AlfaCitrus – empresa de produção e comercio de citrus de Engenheiro Coelho – que possui estas duas caraterísticas, e também, a mais importante de todas: a paixão pelo que faz.

Em sua entrevista concedida na última sexta-feira (22), no programa Portal Ao Vivo, o proprietário da AlfaCitrus contou um pouco de sua trajetória, junto a sua família, na produção e na comercialização de citrus na região.

Família de Emilio

Emilio é uma mistura de empreendedor nato, munido de senso humanitário e pé no chão. Seu senso crítico, os valores familiares, a transparência e a afinidade com o empreendedorismo foram fatores fundamentais para que a empresa se tornasse a gigante de citrus que é hoje. Todo esse sucesso foi motivado por diversas atitudes ponderadas que os levaram a grandes conquistas.

Entre as tantas conquistas está a parceria com a marca Turma da Mônica, que possibilitou o licenciamento das laranjas no portfólio da marca. Além disso, sua parceria com o Carrefour permitiu que os produtos da marca de Maurício de Souza fossem espalhados por mercados de todo o país.

Emilio na ação do Carrefour com a AlfaCitrus

As conquistas vão além disso, a AlfaCitrus foi a segunda colocada em um ranking desenvolvido pela PariPassu, empresa gestão de qualidade agrícola, que colheu dados de qualidade, segurança alimentar e rastreabilidade de mais de 2.000 produtores e distribuidores. Também passou pela minuciosa auditoria da Global Gap, empresa de fiscalização para exportação de produtos e obteve resultados positivos.

Emilio recebendo do certificado PariPassu

Mesmo que agora em proporções maiores, Emilio cuida da empresa bem de perto. Vai todos os dias ao packing house, conversa com seus colaboradores, se importa com a vida dos que trabalham para sua família e dos que consomem seus produtos. Dentro do seu negócio não há impessoalidade, tudo é cuidadosamente pensado e planejado, para o bem dos que servem e dos que consomem.

Pensando nisso que Emilio fez uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Seu propósito era de fazer alguma ação social, que não fosse caracterizada apenas como ajuda, mas que pudesse ser também ser transformadora para os que participassem. Foi quando surgiu a ideia da Semana da Laranja, que a cada caixa de laranja vendida um real seria doado para a associação.

“Se fizéssemos isso em apenas um dia, não seria transformador, seria somente uma doação. Por isso tivemos a ideia da semana. Em março de 2017 levamos essa proposta para a organização e hoje em 2019, já estamos da terceira edição desta ação”, conta.

Em 2019 a empresa teve um recorde de arrecadação se comparado aos dois primeiros anos. “No primeiro ano conseguimos cerca de 47 mil reais, no segundo ano 52 mil e este ano, deu o total de 68 mil reais arrecadados para a associação. A diferença em 2019 foi a forma que conseguimos envolver a sociedade junto à nossa iniciativa”, explica.

Antes, como pequena produtora, a AlfaCitrus fazia suas vendas na região de Engenheiro Coelho, Campinas (SP), chegando até a feira do Ceagesp, em São Paulo (SP). Hoje, produz e comercializa para todo o país, sendo uma das principais fornecedoras de citrus do Brasil. Tudo sob os olhares atentos de Emilio Favero e família.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.