03/06/2018

Dentista explica como as cáries são formadas e o que fazer para preveni-las

A proprietária da Brilha Odontologia de qualidade e Cirurgiã-dentista Valquíria de Moraes Silva fala sobre a importância de se prevenir desse problema

Informe Publicitário

Muitas pessoas sofrem com ela e, por vezes, são a única razão pra irem ao dentista. As temidas cáries vão se formando escondidas na boca e, se não detectadas com antecedência, podem trazer estragos irreversíveis. A Cirurgiã-Dentista Valquíria de Moraes Silva, proprietária da Brilha Odontologia de qualidade, explica como as cáries são formadas e como se prevenir contra elas.

Como é formada a cárie?

“Para que a cárie se forme são necessárias três coisas: dentes, comida e bactérias”, afirma a Drª Valquíria. “Essas são coisas que normalmente temos, mas não em grande quantidade”. Mas antes de explicar como a cárie se forma, é necessário falar sobre a estrutura do dente.

A imagem acima é de um dente normal. A parte que vemos é o esmalte do dente, a parte amarela se chama dentina e a parte vermelha é a polpa.

Para formar a cárie é necessário abaixar o PH da boca (ou seja, deixa-la ácida), e furar o esmalte do dente. O esmalte do dente parece vidro, é bem duro, sendo que 98% dele é composto de mineral. Já a dentina é composta por proteína, por isso tem aspecto mole. A função das bactérias da cárie é se alimentar dessa proteína e, para isso, furar o esmalte do dente. Dessa forma as bactérias produzem ácido para furar a parte externa do dente.

Como as bactérias sobrevivem?

Uma boca com restos de comida é o ambiente perfeito para as bactérias viverem e se reproduzirem. “Não é uma bactéria só, mas um conjunto, que adora ficar nos cantinhos entre os dentes onde a escova não chega”, afirma a dentista. O fio dental é muito importante justamente para limpar esses espaços, que são focos de proliferação. As bactérias formam um ácido de PH menor do que 5,5 e dessa forma, elas começam o processo de desmineralização do dente.

“Calma, não precisa ser o maníaco das bactérias, que vai escovar os dentes segundos depois que come alguma coisa”, exclama a dentista. Esse ácido só fura o dente em grande quantidade e, para isso, são necessários alguns dias sem limpeza. Além do mais, nossa saliva possui um sistema de tamponamento, que faz com que a boca fique em PH normal. “A bactéria se alastra e a saliva vai lá e a lava então não é tão fácil formar cárie”, explica.

Se a pessoa não é higiênica as bactérias se proliferam no dente, produzem ácido e finalmente conseguem furar o esmalte. É aí que a situação piora, pois, as bactérias forma um tipo de “casinha”, por baixo do esmalte, onde nem a escova, nem o fio dental chegam.

“Quando a bactéria alcança a dentina ela faz um rombo lá dentro, vai comendo tudo”, relata a Drª Valquíria. “Nesse estágio, se eu tiver que limpar o dente vou ter que abrir tudo isso com a broca” explica.  Muita gente fala que só tinha um furinho e que o dentista fez um buracão, porém isso só acontece porque o dente está comido por dentro e o profissional precisou fazer uma limpeza profunda. Se essa limpeza não acontecer e as bactérias chegarem até a polpa outros problemas mais graves podem acontecer.

O que posso fazer para não ter cárie?

A regra de outro para não ter cáries é escovar os dentes pelo menos quatro vezes ao dia:
De manhã, após as refeições e antes de dormir. O ideal é que se tenha uma escova macia e que ela seja trocada a cada três meses.

A cárie pode acometer todos aqueles que ingerem comida e principalmente açúcar. Isso vale para todo tipo de açúcar, incluindo a frutose, proveniente das frutas. Por isso é recomendado que todas as pessoas façam uma visita ao dentista a cada seis meses. “Se virmos uma cárie começando é melhor que seja eliminada logo”, acrescenta Drª Valquíria. “Não tem idade pra esse problema acontecer”, finaliza.

Brilha (11)-1500660820

Brilha Odontologia de qualidade está localizada na Avenida Minas Gerais, 254, Jardim Amália. A clínica está aberta de segunda a sexta-feira, das  8h às 12h e das 13h30 às 18h. Agende uma consulta pelo telefone (19) 3857-9795 e fique por dentro das novidades do local por meio da Página no Facebook.

Brilha (19)-1500660872


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.