Dezembro Verde busca prevenir abandono e maus-tratos aos animais de Engenheiro Coelho
Delegacia Eletrônica de Proteção Animal recebe cerca de 25 denúncias por dia de abandono e violência contra animais
Mariana Avanzzi
Este mês é considerado o “Dezembro Verde”! A campanha tem o objetivo de esclarecer a população sobre as consequências dos maus-tratos e abandono de animais. Protetores de animais de Engenheiro Coelho abraçam a causa e aproveitam a ocasião para conscientizar a população e pedir apoio da prefeitura para defender e proteger os bichinhos.
O “Dezembro Verde” conscientiza e mobiliza a população contra o abandono de animais. O movimento de conscientização é realizado durante o mês de dezembro devido ao aumento dos casos de abandono de cães e gatos correspondente aos períodos de festas e férias.
Segundo a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, em dois anos foram mais de 16 mil denúncias de agressões, abandono e violência contra animais domésticos, cerca de 25 denúncias por dia. Muitas foram feitas por celular, com o envio de fotos e vídeos.
Tania Martini é professora em Engenheiro Coelho, ela é favorável à causa e aproveita a campanha para conscientizar a população e pedir apoio do Poder Executivo. “Sem uma parceria é muito difícil, precisamos da ajuda da prefeitura e dos moradores. Esses animais são importantes, são seres vivos e para quem os ama eles representam muito, por isso devemos cuidar e respeitar. Existem casos de maus tratos e envenenamento em nossa cidade e não podemos permitir. Isso é crime e desumano “, expõe a voluntária.
Proteção e denúncia
A Constituição determina o dever do Poder Público de proteger a fauna e de coibir os atos que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. Portanto, as denúncias de abuso, maus-tratos ou abandono de animais devem ser comunicadas à polícia, que deverá apurar o caso.
Tanto a Polícia Militar (PM), como a Polícia Ambiental, poderão ser acionadas e se a autoridade policial injustificadamente se recusar a registrar a ocorrência, o cidadão deverá procurar o Ministério Público (MP) para noticiar o fato.
…………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.