15/09/2017

‘Dia D’ de vacinação em Engenheiro Coelho acontece neste sábado

Imunizantes serão aplicados em crianças e adolescentes de zero a 15 anos incompletos

Nathália Lima

Acontece neste sábado (16), o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação que tem como alvo crianças de zero até 15 anos de idade. A campanha de vacinação em solo brasileiro teve início na última segunda-feira (11), e segue até o dia 22 de setembro. A fim de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, a iniciativa do Governo Federal pretende vacinar 80% do público-alvo em todo o território nacional. Ao todo, serão disponibilizados mais de dez tipos de vacinas, entre elas, a BCG e a penta.

De acordo com dados do Informe técnico, a campanha visa “resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário de Nacional de Vacinação”.

Em Engenheiro Coelho, o atendimento está acontecendo na sala municipal de vacina – localizada na Rua Teófilo Haeck, s/n – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Durante o próximo sábado (16), a mobilização acontecerá das 8h às 17h. O Programa Nacional de Imunização (PNI) vem adotando a multivacinação como estratégia para atualizar as vacinas em atrasos dos jovens e crianças, eliminando as doenças imunopreveníveis no Brasil.

De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica de Engenheiro Coelho, Ellen Oliveira, é importante que todos os responsáveis por crianças e adolescentes de até 15 anos de idade levem seus filhos para se vacinar, e ainda ressalta a importância do “Dia D”. “É muito importante que todos compareçam à sala de vacina durante esses próximos dias, principalmente no próximo sábado, pois essa campanha servirá como meio de trazermos aos nossos munícipes maior qualidade de vida, atualizando, de maneira precisa, suas carteirinhas de vacinação”, ressalta a profissional de saúde.

Além da Campanha de Multivacinação, a unidade oferece ainda aos adolescentes – meninos de 11 e 14 anos e meninas de 9 à 14 anos – a vacina contra HPV, preventiva ao câncer.

Vacinas disponíveis

A campanha oferece diversas imunizações para crianças e adolescentes dentro da faixa etária. De acordo com o calendário nacional, crianças de até 7 anos devem receber as seguintes vacinas: hepatite B, VIP, VOPb, BCG, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, penta (une a tetravalente e a hepatite B), meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A e varicela.

Às crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos, as seguintes vacinas estarão disponíveis: HPV, varicela, hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa e meningocócica C conjugada.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.