15/08/2020

Dia do solteiro: É possível ser feliz sem um relacionamento?

Para os entrevistados, há vantagens e desvantagens

Da redação

Uma data que passa despercebida mas que tem um dia de comemoração: dia dos solteiros. Por mais que 15 de agosto seja desconhecido do grande público, a data não tem um significado específico e nem a origem do dia, mas é destinada ao público que não possui um parceiro ou uma parceira em sua vida amorosa.

Um dos possíveis motivos para que se criasse este dia, que não é feriado, é para que se organize festas e eventos sob este tema. Uma festa somente para solteiros.

Neste sentido e neste perfil de pessoas, há até estudos científicos para responder a pergunta: é possível ser feliz sendo solteiro?

Para a pesquisadora Bella de Paulo (63), da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, é possível ser feliz e ainda mais, solteiros tendem a querer mais realizações profissionais em sua vida.

“Solteiros perseguem mais ainda o que importa para eles (como) trabalhos mais significativos e crescimento profissional”, diz a pesquisadora que também optou por ser solteira em entrevista à revista Mente e Equilíbrio.

Ainda sobre este tema, a pesquisadora é enfática em saber separar o que é ser solteiro e o que é ser solitário. Para ela, há muita diferença nisso. E que o fato de ser solteiro abre precedente para que a pessoa adquira o ‘autoconhecimento’.

“Ser feliz solteiro não significa abdicar de relacionamentos. E sim aprender a ser uma pessoa mais completa e feliz. Muitos filósofos, psicólogos falam sobre a importância do autoconhecimento. E ele pode ser conquistado por meio de terapia. Conhecer a si mesmo permite descobrir a diferença entre estar sozinho e estar solitário”.

Mas, será que é possível ser feliz sem ter um (a) namorado (a), esposo (a) ao seu lado? Ser solteiro é bom? O Portal Cosmopolense ouviu três pessoas que são solteiras.

Mesmo solteiros, os entrevistados desconhecem que 15 de agosto sejam o dia deles. Entretanto, são convictos em demonstrara suas opiniões sobre.

Para a estudante Sâmela Alves Pereira, ela se diz feliz por estar solteira. Para ela, é importante quando se está em formação, se descobrir em um momento mais sozinho “Porque acredito que a medida que vamos crescendo, vamos nos construindo em meio aos sonhos e planos, e antes de qualquer coisa na vida, cada pessoa precisa ser completa por si mesmo”, diz Sâmela.

Para ela, a felicidade deve partir do indivíduo, não somente de um casal. “Sim, muito feliz! Não falo só porque estou solteira, mais a felicidade precisa existir por si só e não depender de outra pessoa; até porque muitos relacionamentos terminam um dia né?”.

Para Jeferson Santos da Silva, também se diz ser feliz sendo solteiro. Mas que as vezes é bom ter alguém para um relacionamento. “Como diria o gênio Cazuza: ‘dias sim dias não…’ porquê as vezes é bom ter alguém pra despejar carinho “, diz Jeferson que se considera feliz sendo solteiro, ” afinal sou uma pessoa incrível”.

Já Jéssica Valério é mais incisiva em dizer que considera bom ser solteiro, mas um relacionamento tem sim suas vantagens. “Eu gosto de ser solteira só em parte, porque as vezes estou afim de ter alguém pra compartilhar algo que não necessariamente teria que ser com amigos”.

Sobre ser feliz solteira, Jéssica responde que sim, mas alerta para que a pessoa não se sinta emocionalmente dependente do parceiro.
“Com certeza sou muito feliz comigo mesma. Por que apesar de querer dividir algo com um namorado, não é dele que vem minha felicidade. Isso também não quer dizer que eu sozinha me baste, sou um ser social e carinho faz bem… até os animais amam carinho.”

Para todos os entrevistados existem vantagens e desvantagens em ser solteiro, assim como ter um relacionamento. Mas que também é necessário estar atento para que não se deixe o relacionamento se tornar abusivo e ser motivo de estresse e discórdias.

” Vantagens: Tudo eu posso decidir sem ‘precisar dar satisfações’, não preciso ‘me vestir como a Barbie’ sempre que vou sair ( inclusive que pressão retardada da sociedade nesse sentido, tenho que me vestir pra eu estar bem). “Gastos” com presentes, lanches, ‘rolês’…
Desvantagens: O inverso de tudo que falei nas vantagens e se eu estiver em um relacionamento abusivo o negócio fica mais sério”, diz Jéssica.

“Entre as vantagens esta o dia dos namorados quando as pessoas que namoram precisam dar presentes, uma das desvantagens e o dia dos namorados quando os(as) solteiros(as) não tem de que ganhar presente”, declara Jeferson.

“No grupo das vantagens eu me vejo ‘livre’ pra viver a vida do meu jeito, porque quando você está com outra pessoa, os planos mudam um pouquinho e pra dar certo. A maioria das coisas precisam ser pensadas a dois. No grupo das desvantagens, todo mundo vive alguns momentos que em se deseja ser compartilhado com alguém, ou até mesmo quando no seu grupo de amigos todos estão em relacionamento sério; mas não me prendo a esses detalhes e sigo feliz, pois em cada situação da vida temos tristeza e alegria não é mesmo?!”, finaliza Sâmela.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.