14/11/2019

Dia Mundial do Diabetes: Prefeitura promove feira de saúde em Engenheiro Coelho

Ação aconteceu nesta quarta-feira (13) na Praça Central do município. Diversos exames foram disponibilizados gratuitamente para a população. Confira a matéria em vídeo

Priscila Vasconcelos

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho, em parceria ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e ao Laboratório Municipal, promoveram uma ação de conscientização e prevenção ao diabetes. A feira da saúde teve início às 8h30 na Praça Central do município.

Diversos exames foram disponibilizados gratuitamente para a população, entre eles, tipagem sanguínea, índice de massa corporal, glicemia capilar, aferimento da pressão arterial; além de exercícios físicos, receitas para dietas sem açúcar e alongamento.

Confira a matéria em vídeo:

Diabetes

É uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

Tipos mais comuns:
  • Diabetes tipo 2: doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose).
  • Diabetes tipo 1: doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.
  • Pré-diabetes: condição em que o açúcar no sangue está elevado, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes do tipo 2.
  • Diabetes gestacional: altos níveis de açúcar no sangue que afetam gestantes.

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.