03/11/2017

Educação de Engenheiro Coelho participa da Prova Brasil 2017

Avaliação nacional mede qualidade do ensino brasileiro

Nathália Lima

Mais de seis milhões e meio de alunos da rede pública de educação estão realizando, desde o dia 23 de outubro, a Prova Brasil 2017. A iniciativa do Governo Federal, que carrega o nome do país, é um dos principais meios pelos quais a educação passa por avaliação. As provas serão realizadas até a próxima sexta-feira, dia 3 de novembro, em todo o território nacional.

Em Engenheiro Coelho, 250 alunos realizaram a prova, que é formada – de acordo com dados do Ministério de Educação – por questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas, e aplicada apenas para alunos que estão cursando o 5ª ano do ensino fundamental. “No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho”, acrescenta o texto explicativo.

Para a coordenadora pedagógica Juliana Barbosa, a prova é uma maneira de avaliar como está a situação da escola no município. “Como estamos nesse quesito? Estamos indo bem? Mas e nos outros quesitos, como estamos? O que podemos fazer pra melhorar? Essa é a hora de para ver no que estamos acertando e no que estamos errando”, explica a pedagoga.

No município coelhense, a prova ocorreu em dois dias separados. Na EMEIEF “José Forner” na segunda dia 23 de outubro e nesta segunda-feira (30) na EMEF “Eliza Franco de Oliveira” e abrange os alunos de final de ciclo do Ensino Fundamental I (5° anos).

De cordo com a secretária de Educação, Cleide Ap. Franco de Oliveira Cruz, o exame é um momento de reflexão para constatar como tem sido desempenhado o trabalho com os alunos do município. “A partir desse diagnóstico, nós poderemos pensar em ações pontuais de melhoria da educação municipal”, acrescenta Cleide.

Resultados da Prova Brasil

Os resultados da prova serão divulgados apenas em 2018. A Prova Brasil começou há mais de dez anos e vem sendo implantado como importante ferramenta para melhorar a qualidade de ensino do país.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.