19/06/2017

Engenheiro Coelho deve ultrapassar 19 mil habitantes em 2017

Dados projetam crescimento populacional no município e RMC

Da redação

A população de Engenheiro Coelho deve bater a marca de 19 mil habitantes até o final de 2017. Os dados são da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). A projeção mostra um aumento de 18% na população local em relação ao ano de 2011. Em números, a cidade deve somar cerca de 3 mil moradores novos neste meio tempo.

Este crescimento é notado também em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Segundo dados do Seade, a população cresceu, em 2015, 19,42% em relação ao ano de 2004.

engenheiro coelho-1497637814

Ainda através da pesquisa da Fundação, compara-se que no dia primeiro de julho de 2016, a população residente na RMC era de três milhões de pessoas. As projeções apontam que este crescimento deve continuar. Até 2015, calculou-se um crescimento estimado de 12%. Ou seja, a população residente deve crescer para 3,437 milhões de habitantes na região.

Pelas informações do Seade, o crescimento da população residente nos municípios da RMC ocorre juntamente com o estreitamento da pirâmide etária. Isto é, a população dos municípios vem reduzindo sua taxa de natalidade e mortalidade. Dessa maneira, passam a predominar nesses locais a população em idade economicamente ativa (15 anos ou mais).

Preparação da Prefeitura

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, Engenheiro Coelho goza de um momento singular de preparo para o crescimento populacional. Em nota, o órgão público explica que trabalha para proporcionar benefícios que abranjam a todos os munícipes. “Não existem filas nas creches, os postos de saúde são novos e a organização da Prefeitura visa oferecer aos moradores e novos possíveis munícipes, um local apropriado para viver. Nós estamos nos adiantando para que, num futuro próximo, todos sejam muito bem atendidos pelo poder público”.

Através de dados concedidos pela Prefeitura, ainda este ano, duas creches e uma escola, devem ser inauguradas no município. Uma novidade positiva para a população local, já que outros dados da Fundação Seade revelam que, entre julho de 2016 e julho de 2030, Engenheiro Coelho deve crescer mais de 26%, seguida por Holambra (24%), Monte Mor (23,69%) e Paulínia (24,24%).

Aumento na taxa de empregos formais

Um dos motivos que talvez sirva de chamariz para novos moradores de Engenheiro Coelho é a taxa crescente de empregos formais. De acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município teve saldo positivo nas taxas, tanto nos primeiros seis meses de 2017, quanto no comparativo com o ano passado. Segundo dados apresentados, ficou constatada a criação de novos 146 empregos formais em abril deste ano.

A situação local acompanha a realidade positiva do ramo empregatício dos municípios que compões a RMC. Dados apontam 27.169 novas vagas de emprego na região. Outras duas cidades que também receberam destaque para as ocorrências observadas são Pedreira (45,75%) e Santa Bárbara D’Oeste (58,89%).

Veja também: Engenheiro Coelho apresenta crescimento na taxa de empregos formais

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.