20/09/2017

Engenheiro Coelho imuniza mais de 120 crianças e adolescentes em Campanha

Campanha de Multuvacinação vai até a próxima sexta (22)

Da redação

Mais de 120 crianças e adolescentes foram imunizadas através da Campanha nacional de Multivacinação em Engenheiro Coelho. Ao todo, até a tarde desta terça-feira (19), mais de 280 crianças e adolescentes compareceram à sala de vacina do município, mas nem todas estavam com a carteirinha em situação irregular.

A Campanha de Multivacinação 2017 está acontecendo em todo o território nacional desde a última segunda-feira (11). Em todo o país, a campanha vai até o próximo dia 22 de setembro, e oferece à crianças e adolescentes zero a 15 anos de idade mais de 10 opções de vacinas.

Com o intuito de atualizar as carteirinhas de vacinação deste público, o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Imunização (PNI), que vem adotando a multivacinação como estratégia para atualizar as vacinas em atraso, eliminando as doenças imunopreveníveis no Brasil.

De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica de Engenheiro Coelho, Ellen Oliveira, nesses últimos dias de campanha é fundamental que todos compareçam à sala de vacina para verificar se falta alguma dose dentre as necessárias para cada faixa etária. Para Ellen, esse aviso serve principalmente para os meninos entre 11 e 14 anos, que a partir deste ano tem o direito de se proteger contra o Human Papiloma Virus (HPV).

“As meninas da faixa etária e suas famílias já estão cientes de que é direito delas tomar a vacina contra o HPV, no entanto, esse direito é novidade para os meninos. Por isso, nosso aviso em especial é que todos os meninos entre 11 e 14 anos venham tomar a vacina”, assevera Ellen.

A imunização masculina contra o HPV é uma novidade da campanha de Multivacinação 2017. A vacina previne uma das doenças que mais causa câncer de cólon de útero no mundo. Ellen explica que cerca de 90% dos casos comprovados da doença são causados pelo vírus sexualmente transmissível.

Responsável pelo departamento há 10 anos, Ellen comenta que a realidade do município é bastante positiva quanto a quantidade de vacinas durante o ano todo. “Em Engenheiro Coelho não falta vacina. Nós sempre temos todas as vacinas que estão no calendário, e por isso, mesmo que alguém não venha se vacinar durante a campanha, pode vir em outro dia e receber as imunizações necessárias”, avisou a enfermeira. “É muito difícil ficarmos sem algum tipo de vacina. Nós sempre temos tudo. Das vacinas normais, a única que tem dias específicos para ser aplicada é a da Febre Amarela, que é aplicada às segundas e quintas-feiras”, finaliza Ellen.

Em Engenheiro Coelho, o atendimento acontece na sala municipal de vacina – localizada na Rua Teófilo Haeck, s/n – até a próxima sexta-feira, 22 de setembro. As doses serão distribuídas das 9h às 15h, durante e após o término da Campanha de Multivacinação 2017.

Importante

A campanha oferece diversas imunizações para crianças e adolescentes dentro da faixa etária. De acordo com o calendário nacional, crianças de até 7 anos devem receber as seguintes vacinas: hepatite B, VIP, VOPb, BCG, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, penta (une a tetravalente e a hepatite B), meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A e varicela.

Às crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos, as seguintes vacinas estarão disponíveis: HPV, varicela, hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa e meningocócica C conjugada. Essas informações podem ser consultadas no Informe técnico da Campanha.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.