22/12/2018

Engenheiro Coelho possui cerca de 140 estrangeiros com CNH

Mais de 37 nacionalidades estão presentes em Engenheiro e Artur Nogueira

Mariana Avanzzi

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo, Detran/SP, divulgou o número de estrangeiros que residem na Região Metropolitana de Campinas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em Engenheiro Coelho e Artur Nogueira existem 178 habilitados de 37 nacionalidades diferentes.

Em nossa região, mais de 10 mil estrangeiros, de diversas nacionalidades, possuem o direito de dirigir no Brasil. Segundo o Detran/SP, cerca de 140 estrangeiros habilitados residem em Engenheiro Coelho. Entre as nacionalidades presentes no município estão a Albânia, Alemanha, Argentina, Bolívia, Angola, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gambia, Guiana Francesa, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Iugoslávia, Japão, México, Mianma, Moçambique, Países Baixos, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, República Eslovaca, Suíça e Uruguai. Mas a maioria deles vieram da Angola.

Esdras Lagardi, 26 anos, é angolano e conta que a maior dificuldade para conseguir a carteira de motorista, foi interpretar as perguntas no exame teórico. “Na verdade o procedimento e as aulas foram simples. Mas na hora de fazer a prova teórica eu tive um pouco de dificuldade na hora de entender certinho o que a questão queria, na primeira eu não consegui atingir a pontuação necessária, já na segunda eu consegui ser contemplado”, comemora Lagardi.

Segundo o angolano, seu país é um pouco mais flexível na hora de conseguir a licença para dirigir, mas o mesmo entende que por estar em um país diferente tem que entender toda a burocracia exigida.

Como conseguir a permissão de dirigir sendo estrangeiro?

O estrangeiro que deseja ser motorista no Brasil tem que cumprir alguns critérios, como ser habilitado há mais de um ano em seu país de origem e possuir habilitação dentro da validade. Alguns documentos não apresentam o prazo de validade da permissão de dirigir. Assim, o requerente deve possuir um documento que comprove a validade. Este documento pode ser adquirido no consulado do país.

Além disso, o estrangeiro terá que apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), original e cópia simples, ou qualquer outro documento como protocolo de refúgio, passaporte ou Carteira de Trabalho. CPF e comprovante de residência, no nome do motorista no máximo de três meses também são indispensáveis.

A relação destes documentos estão disponíveis no posto do Detran de Artur Nogueira. Os estrangeiros que possuem a CNH tem os mesmos direitos e deveres dos brasileiros.

O exame prático é dispensável por países signatários à Convenção de Viena ou que tenha o princípio de reciprocidade com o Brasil. A carteira terá validade de cinco anos. Mas, para pessoas maiores de 65 anos, o tempo diminui para três anos. Nos dois casos depende do exame médico.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.

 

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.