28/08/2017

Engenheiro Coelho produz mais de 290 toneladas de lixo por mês

Segundo Consab, a média é de 17 kg/mês por habitante

Da redação

De acordo com dados do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab), cada coelhense produz, em média, 560 gramas de lixo diariamente. O montante, ao final do período de 30 dias, chega ao índice de 17 kg que, multiplicados pelos mais de 18 mil habitantes, chegam ao total de 293,94 toneladas de lixo mensais.

Ainda segundo o Consab, tendo em vista a necessidade de se encontrar maneiras para melhorar a qualidade do “Meio Ambiente” e a qualidade de vida dos moradores da zona rural e da zona urbana do município de Engenheiro Coelho, muitas ações foram realizadas. No início da cidade o lixo doméstico era queimado ou enterrado pelos moradores.

No ano de 1994 criou-se o aterro sanitário, situado no bairro Céu Azul na zona rural, onde todo o lixo era depositado tornando-se com o passar dos anos um problema muito sério de contaminação e no ano de 2009 foi interditado pela Cetesb. Nos anos de 2009 e 2010, todo o lixo recolhido da zona urbana, passou a ser transportado para o Aterro ESTRE, localizado em Paulínia (SP).

O local onde existia o antigo lixão encontra-se hoje todo arborizado projeto desenvolvido pela própria prefeitura municipal de Engenheiro Coelho, porém não foi elaborado o plano de encerramento do lixão até o momento. Embora muitos esforços tenham sido empenhados, existe ainda um trabalho imenso a ser feito em toda a comunidade de Engenheiro Coelho.

Maria dos Santos é moradora do Jardim Brasil e conta que está satisfeita com o recolhimento do lixo de Engenheiro Coelho. “Não tenho do que reclamar, eles passam três vezes por semana no meu bairro, terça, quarta e quinta”, exclama Maria. Outro que não tem do que reclamar é Antônio Ferreira, que mora no Residencial Sonho Meu 2. Ele explica que, embora o condomínio seja novo, o serviço acontece normalmente. “São três vezes por semana, a gente pode confiar que eles passam”, explica o aposentado.

Atualmente, os resíduos sólidos urbanos são coletados pela empresa Agreg Construção e Soluções Ambientais Ltda e encaminhados para o Aterro Sanitário da ESTRE, localizado na Estrada Municipal de Paulínia (SP).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.