16/01/2022

Engenheiro Coelho realiza ação de conscientização sobre a hanseníase

Ação faz parte do “Janeiro Roxo” e acontece no barracão da feira neste domingo

Da redação

O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro. Este ano, a Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma ação de conscientização sobre a doença no barracão da feira neste domingo (16).

A hanseníase é uma doença infecciosa causada é causada por uma bactéria e foi descoberta em 1873. O bacilo se reproduz lentamente e o período médio de incubação e aparecimento dos sinais da doença é de aproximadamente cinco anos.

Durante a ação, as equipes da saúde irão realizar uma análise prévia e os pacientes serão convidados para uma ação que vai ocorrer no próximo fim de semana, no Centro de Especialidades.

Os sintomas iniciais da doença são manchas na pele, resultando em lesões e perda de sensibilidade na área afetada. Também pode acontecer fraqueza muscular e sensação de formigamento nas mãos e nos pés. Quando os casos não são tratados no início dos sinais, a doença pode causar sequelas progressivas e permanentes, incluindo deformidades e mutilações, redução da mobilidade dos membros e até cegueira.

Transmissão

A hanseníase é transmissível pelo ar, principalmente em situações de contato próximo. A maioria da população tem defesas naturais contra a bactéria, mas cerca de 10% da população não tem esses mecanismos de proteção e podem adoecer.

Assim que o tratamento com antibióticos é iniciado a doença deixa de ser transmissível, por isso é importante diagnosticá-la logo no início dos sinais. No entanto, o tratamento com antibióticos não reverte danos neurais e sequelas causadas pelo diagnóstico tardio. Caso haja um resultado positivo, as pessoas que têm intenso convívio com o infectado também devem procurar o sistema de saúde.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.