30/07/2020

Engenheiro Coelho receberá novo reservatório de água

Novo reservatório tem capacidade de armazenar 400 m³ de água

Isabella Anunciação

O novo reservatório de água começou a ser construído em Engenheiro Coelho na última semana de junho. A obra está localizada próximo a Prefeitura Municipal e todo o valor investido é proveniente de recursos próprios do Sistema de Água e Esgoto (SAEEC). Com capacidade de armazenar 400m³ de água, a novo reservatório, somado aos que a cidade já possui, será uma maneira de manter o abastecimento constante e com menor probabilidade de interrupções.

A construção do reservatório começou no dia 24 do junho e tem previsão de ficar pronta em setembro. De acordo com o procurador jurídico do SAEEC, a obra foi orçada no valor de R$184 mil, quantia adquirida pelos recursos do próprio órgão.

O novo reservatório vai injetar água em toda rede de distribuição, beneficiando toda a cidade. A estimativa de melhoria no abastecimento à população será de 20%.  “Eu passaria de um fornecimento de 2,7 milhões de litro de água, para um fornecimento de 3,5 milhões de litros de água. Esse valor é somando o novo reservatório aos outros reservatórios que temos”, expõe Erismar Bastos.

Com este novo investimento, Engenheiro Coelho contará com nove reservatórios. “Este é o único reservatório profundo, chamada cisterna. Os outros reservatórios são caixas d´água em litragem”, reitera.

Além de expandir o fornecimento de água, o novo reservatório vai possibilitar o bombeamento de água para alguns bairros geograficamente mais altos, irá evitar danos na rede adutora, e quando for necessário fazer alguma manutenção na adutora, vai permitir fazer o reparo mantendo o fornecimento de água para a cidade.

Abastecimento de água

Nos últimos 30 dias, Engenheiro Coelho teve cerca de três interrupções no abastecimento de água. Segundo o procurador jurídico do SAEEC, o aumento do consumo de água e o período de estiagem provocaram dois destes transtornos.

“Houve um grande aumento de consumo da água e as bombas que puxam do lençol queimou. Porque o lençol freático baixou consideravelmente, por causa do consumo e estiagem. E ao invés da bomba puxar água, começou a puxar pedra e terra. Esse problema custou duas interrupções e a outra foi devido o rompimento da adutora”, explica Erismar Bastos.

Para atender a demanda do aumento de consumo, o SAEEC tornou mais profundo dois reservatórios, “um aprofundamento com mais 104 m e outro com 114 m para captar água do aquífero”, esclarece.

A média de fornecimento dos poços é de 8 a 12 m³/ h de água produzida no lençol. Ao fazer esse aprofundamento, estes poços passaram a fornecer 25m³/ h. Essa mesma obra também será realizada em mais dois reservatórios. “Nós vamos aprofundar mais dois poços, porque estamos em período de estiagem e o consumo de água aumentou. Nós já estamos fazendo o processo de licitação dessa obra”, informa.

Um poço beneficiado fica na rua José Gazotto Sobrinho e o outro fica na rua Celina Cavalheiro Francischetti.

O SAEEC atende cerca de 29 bairros. Em relação ao abastecimento do entorno da Cidade Universitária, o serviço é gerido pela associação do bairro.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.