30/09/2020

Engenheiro Coelho registra mais um óbito por Covid-19 e totaliza 16 mortes

Cidade ultrapassou 800 casos de coronavírus

Da redação

A cidade de Engenheiro Coelho ultrapassou 800 casos de coronavírus, conforme dados divulgados pelo boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (30). Segundo o boletim oficial, no período de cinco dias, 29 pessoas receberam o diagnóstico positivo.

Esse novo número atualiza o boletim para 816 casos positivos desde o início da pandemia. Vale ressaltar, que os casos divulgados não significam, necessariamente, que as infecções aconteceram de um dia para o outro, mas sim, que foram contabilizadas no sistema neste período após a confirmação de exames.

Neste mesmo período, mais um óbito foi registrado na cidade. Trata-se de uma paciente de 58 anos. Ela foi diagnosticada com o vírus há cerca de dois meses, de acordo com um familiar. No início deste mês, ela passou mal e ficou internada por 19 dias no Hospital Humanitária (Limeira-SP), mas não resistiu e veio a falecer na tarde da última segunda-feira (29). A munícipe também sofria de problemas decorrente da diabetes.

O novo boletim apresenta que mais 26 pessoas receberam diagnóstico de cura para a doença. Até o dia 25 de setembro eram 725 casos curados, já esta quarta-feira (30) apresenta um total de 751 casos curados.

O boletim atual também mostra um aumento no número de pessoas que aguardam o resultado do exame. Ao comparar com a última atualização, 14 pessoas a mais estão aguardando o diagnóstico. Antes eram três e atualmente, são 17 no total.

Dos 816 casos positivos, 40 estão em isolamento social e nove encontram-se internados.

Sobre o teste RT-PCR para Covid-19

A Secretaria de Saúde de Engenheiro Coelho informa que até a tarde desta terça-feira (29), 489 testes foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz  desde o início da pandemia e 20 ainda estão sendo avaliados.

Com relação ao teste RT-PCR para COVID-19 (SWAB ou COTONETE):

Está disponível nas unidades de atendimento para pessoas com mais de 60 anos, indivíduos com doenças crônicas, profissionais que trabalham na área da saúde ou segurança, grávidas e também é realizado em todos óbitos que ocorrerem durante esse período (seguindo protocolo Mistério da Saúde).

O teste é coletado por profissional enfermeiro habilitado no paciente com 3 a 5 dias de sintomas (não adianta coletar antes disso a amostra pode dar falso negativo), introduzindo o swab nas duas narinas e na garganta, depois é acondicionada em refrigeração e encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz, nossa referência no Estado. O retorno é feito em até 72 horas, onde a unidade convoca este paciente, portanto é muito importante informar um telefone válido, de fácil acesso pois também será usado para realização do seu monitoramento.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.